quarta-feira, 21 de agosto de 2013

O teatro enegreceu

"Mostra a sua beleza negra, beleza negra vem mostrar. Mostra todo o seu gingado, deixe o povo enfeitiçado, com o seu sorriso e seu bailado. Mostra a sua beleza negra, beleza negra vem mostrar...” – foi assim que começou o show: “Agô Yabas pedem passagem”. 

O palco do Teatro Deodoro localizado na cidade de Maceió, é um verdadeiro templo das artes no Estado de Alagoas e na noite de 14 de agosto de 2013, foi mais um momento histórico, O afoxé Oju Omim Omorewá comemorou em grande estilo os seus dez anos de existência, participando da 14ª edição do projeto “Teatro é o maior barato”, e demonstrando mais uma ação para a valorização da cultura afro e respeito à religião de matriz africana. 

Foi bonito ver e sentir a energia transmitida através dos passos, toques e cânticos que contam a história do povo afrobrasileiro e estimulam a autoestima; também teve um exuberante figurino e painéis ao fundo. A infraestrutura foi garantida com a Secretaria Estadual da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos; além do apoio da casa de axé Omi Omo Posu Betá. 

Na programação, teve ainda o 1º Concurso de Beleza Negra Omorewá com oito participantes, sendo duas convidadas que vieram de Pernambuco. Elas mostraram o seu encanto e talento, além de representar os seus grupos, como: Odô Iya, Afoxé Povo de Exu, Banda Afro Mandela, e ainda teve capoeirista, estudante de dança na Ufal e de outros segmentos. 

Ao todo foram 15 inscritas e 10 selecionadas, porém, os organizadores também sofreram com a discriminação e intolerância religiosa: “Aqui em Maceió temos belas jovens, mas por incrível que pareça nos deparamos com o preconceito que tanto lutamos. Algumas candidatas desistiram porque tinha que dançar e algumas pensavam que era um desfile de moda. E outras, os parentes não permitiram porque achavam que não era um concurso sério e era coisa de macumba” declarou Nany Moreno. E a grande vencedora do Concurso Omorewá foi a menina-mulher Yara Fabiana – integrante do Afoxé Odo Iyá (Núcleo de Cultura Afro-Brasileira Iyá Ogum-Té) – sendo premiada com um buquê de flores e uma escultura de uma negra produzida pela escultora Vânia Oliveira. Vida longa a rainha, que ela continue disseminando a nossa cultura que estar cada vez mais forte e bem viva! Axé!

Show
Nesse espetáculo, foi o público quem recebeu o presente. Parabéns a Nany Moreno, pela organização e por manter esse sorriso mesmo diante das dificuldades na luta diária por valorização sócio-cultural. Obrigada a grande dama dos terreiros de Alagoas, Mãe Mirian, por abrir as portas da sua casa de axé para a realização dos ensaios. Aos percussionistas, cantores e dançarinos envolvidos, desejamos que os talentos sejam propagados constantemente. E para às afro-belas do concurso, só esperamos que permaneçam esbanjando o orgulho de sua negritude. Enfim, muitos aplausos! Confira o registro fotográfico completo do evento, na página da Cojira Alagoas no Google+



Fonte: Coluna Axé - 263ª edição – Jornal Tribuna Independente (20 a 26/08/2013) 
Editora: Helciane Angélica / Contato: cojira.al@gmail.com
Fotos: Helciane Angélica

Nenhum comentário:

Postar um comentário