terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Outros massacres

Nos últimos dias, o assunto em evidência na mídia internacional foi o ataque à revista francesa Charlie Hebdo, que resultou na morte de 12 pessoas e vários feridos. 

Uma comoção mundial em defesa da “liberdade de expressão” foi desencadeada com a publicação de várias mensagens de líderes mundiais e ato público em memória às vítimas. Porém, o veículo de comunicação era conhecido pelas charges provocantes que criticavam o fanatismo e a própria sociedade, e ao mesmo tempo, contribuía para incitar o preconceito e a intolerância religiosa. 

Diante dos acontecimentos, a revolta transformou-se em ódio, as formas de violência ocorrem de todos os lados, e também fortalecem a “Islamofobia”: mesquitas foram pichadas e apedrejadas; adeptos da religião são apontados nas ruas como potenciais terroristas e a fé alheia é ridicularizada. 

No entanto, outro episódio macabro na humanidade, não tem recebido a mesma atenção da imprensa internacional. Ataques praticados na cidade de Baga, região nordeste da Nigéria, tem dizimado centenas de pessoas. Segundo dados divulgados pela Anistia Internacional, na madrugada do dia 03 de janeiro, membros do grupo Boko Haram – facção supostamente ligada ao Al Qaeda – executou cerca de 2 mil nigerianos. Esse mesmo grupo, é conhecido por realizar saques, sequestros de mulheres e crianças para mantê-las em cativeiro, além de cometer outras atrocidades. A violência desenfreada tem por objetivo influenciar e perturbar o processo eleitoral naquele país, para tomar o poder político.  

No Brasil, a guerra não declarada elimina jovens negros, famílias e sonhos são destruídos diante do poderio do tráfico de drogas e a falta de oportunidades. Em outras localidades do mundo, a fome e epidemias estão acabando com gerações inteiras. E, infelizmente, a dignidade e o respeito são suprimidos cotidianamente... Enquanto isso, a humanidade sangra! 


Fonte: 327ª edição – Jornal Tribuna Independente (20 a 26/01/15) / COJIRA-AL / Editora: Helciane Angélica / Contato: cojira.al@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário