terça-feira, 26 de maio de 2015

Afoxé Odô Iyá – 15 anos exaltando a cultura afro



O Afoxé Odô Iyá possui quinze anos de atuação e é uma das referências da cultura afroalagoana! Acompanhe as atividades no facebook: https://www.facebook.com/afoxe.odoiya
 (Crédito da foto: Divulgação)



O Quilombo dos Orixás/Casa de Iemanjá – localizado no bairro da Ponta da Terra em Maceió – busca resgatar a cultura afro em todas as suas dimensões, contribuindo para a valorização e a autoestima; conscientização e formação; além da promoção de oficinas de dança, percussão, confecção de instrumentos; realização do “Cine Axé” e a produção do Jornal Odô Iyá. 

O Afoxé Odô Iyá é uma das principais ações desenvolvidas pelo Ponto de Cultura e nesse ano celebra os seus quinze anos de fundação e divulgação da cultura afrobrasileira. Para comemorar em grande estilo, o primeiro afoxé de Alagoas, investiu na realização de um vídeo documentário, com registros únicos e emocionados dos integrantes do grupo e idealizadores. Dirigido pelo jornalista e produtor cultural Keyler Simões, será lançado no mês de junho, e exibido em rodas de diálogo com outros grupos culturais alagoanos e Pontos de Cultura. 

Também foi produzido o espetáculo IGBAXÉ - O SEGREDO DA NOSSA FORÇA que foi contemplado com o Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-Brasileiras, na categoria dança, em 2014. O Prêmio está em sua terceira edição e é promovido pelo Centro de Apoio ao Desenvolvimento Osvaldo dos Santos Neves (CADON), com patrocínio da Petrobras em parceria com a Fundação Palmares. Ao todo, foram 405 projetos inscritos que concorreram nas categorias Música, Teatro, Dança e Artes Visuais. 

O espetáculo busca desnudar as matrizes africanas a partir de um olhar poético sobre as suas fontes de força. Céu e terra se encontram nos elementos fogo, terra, água e ar, todos homenageados e cantados em canções autorais e reconfigurações de cantos típicos yorubás. Tem a participação do Pai Célio; o cantor Igbonan Rocha; e o nigeriano radicado em Porto Alegre, Ìdòwú Akínrúlí, o Akin, vencedor do Prêmio na categoria música. 

A estreia será hoje (26.05) às 19h, no Teatro Deodoro em Maceió, e é aberta para todos que admiram o trabalho desenvolvido em prol da cultura afroalagoana. A apresentação também conta com o apoio do Sesc Alagoas, da Fundação Municipal de Ação Cultura (FMAC) e da Diretoria de Teatros de Alagoas (Diteal). 

Vida longa ao grupo e mais sucesso! 



Fonte: Coluna Axé – 344ª edição – Jornal Tribuna Independente (26/05 a 01/06/15) / COJIRA-AL / Editora: Helciane Angélica / Contato: cojira.al@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário