segunda-feira, 11 de maio de 2015

Heroína de futuro


Família reunida, presente divino! (10.05.2015)


Por: Helciane Angélica


"Ser mãe é padecer no paraíso" - quem nunca ouviu essa expressão popular? Mesmo sendo antiga, sua veracidade aumenta!

Ser mãe é ser Mulher Maravilha em tempo integral, ter várias funções ao mesmo tempo e ainda ser criticada. Não falo isso por experiência própria, mas por conviver com a minha super-pãe (mãe + pai + chefe de família + dona de casa = TUDO QUEM RESOLVE É ELA). Uma nova modalidade de mãe está despontando na atualidade.

Não é nenhuma novidade dizer que as mulheres estão buscando sua independência e adiando a maternidade. Porém, o índice de mulheres que carregam nas costas a responsabilidade de manter a casa e educar os filhos cresce significativamente, tarefa sempre empregada pela classe masculina como obrigação da mulher.

As tarefinhas só multiplicam! Solteiras, casadas ou divorciadas, não importa o estado civil, as mães da atualidade realizam 2,3,4... jornadas de trabalho. Verdadeiras multi-uso, elas (as mães) desempenham funções costumeiras e desenvolvem novas aptidões, ou seja, têm que ser amiga, babá, psicóloga, professora, enfermeira... tudo ao mesmo tempo.

Entretanto, nem tudo são flores e qualidades. Essas mesmas mulheres têm que superar e solucionar os conflitos familiares, seja a princesa da mamãe (às vezes, a filha amiga, e outras, a concorrente) ou ainda o campeão da casa (às vezes, o filho exemplar, e outras, o grande provocador de chateações).

E os filhos? Sejam independentes ou mimados, tentam se acostumar com a heroína que possuem dentro de casa, pois mesmo sendo super-dedicada pode passar muitas horas fora do lar, e quando retorna para lá, quer um simples carinho - muitas vezes não dado.

Ser mãe é, realmente, padecer no paraíso. De hoje em diante, tentarei ser uma filha melhor e quem sabe no futuro ser a SUPER-PÃE que hoje admiro!


Texto escrito em 23 de setembro de 2005.
Projeto de Comunicação Alternativa - Fanzine Universo Feminino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário