terça-feira, 29 de setembro de 2009

Esse é o cara!!!


O mineiro Joaquim Barbosa, 54 (faz aniversário no dia 07 de outubro), é o primeiro negro a integrar o Supremo Tribunal Federal (STF) desde a existência da Corte. O ministro foi nomeado em 2003, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. As suas atuações que se destacaram foram: o julgamento de ações relacionadas à fidelidade partidária e o inquérito do mensalão, um dos maiores escândalos de corrupção do País; além claro, do polêmico bate-boca com o Ministro Gilmar Mendes, que lhe rendeu vários fãs.

Joaquim tornou-se doutor e mestre em Direito Público pela Universidade de Paris-II (Panthéon-Assas), onde cumpriu programa de doutoramento de 1988 a 1992; é professor licenciado da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde ensinou as disciplinas de Direito Constitucional e Direito Administrativo.

Também escreveu vários livros na área do direito constitucional, a exemplo de “Ação Afirmativa & Princípio Constitucional da Igualdade”, onde defende as ações afirmativas como forma de combate ao racismo e à discriminação.


...............................................................................................................................

Tive a oportunidade de tirar essa foto no final de junho de 2009, em Brasília, quando escapei da programação da Conferência Nacional pela Igualdade Racial (Conapir).

Na verdade, foi uma audiência especial entre o Ministro na sede STF e mais cinco integrantes da delegação alagoana: a jornalista Valdice Gomes (Sindjornal / Cojira-AL), Elis Lopes (Gerente Afro-Quilombola do Governo de Alagoas), Arísia Barros (Ong Maria Mariá) e as vereadoras de Maceió, Fátima Santiago e Tereza Nelma.

O encontro teve como pontos de pautas: a moção de apoio sobre a postura e encaminhamentos executados pelo ministro, que foi acatada na Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial; a entrega da Comenda Pontes de Miranda, aprovada por unanimidade na Câmara Municipal de Vereadores de Maceió; além da solicitação de uma visita e agenda positiva em Alagoas com os segmentos afros.

Bom, trata-se de uma pessoa de pulso forte e um exemplo para a população afrobrasileira. Orgulho, alegria e satisfação nem representam bem o que eu sentir.
Enfim, s
em sombra de dúvida esse é o cara ... e esse dia foi extremamente especial!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário