quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Pérolas racistas - Abertura


Texto: Helciane Angélica - jornalista
Foto: Divulgação


Esse blog também será um espaço para compartilhar com os possíveis leitor@s, pérolas racistas que presenciei ou fiquei sabendo. Quero aproveitar para citar um fato referente a essa nova telenovela da Globo, “Viver a vida”, do autor Manoel Carlos, também conhecido por gostar de colocar o nome “Helena” em suas protagonistas.

Desta vez, cabe a Thais Araújo interpretar a nova heroína que será uma modelo internacional e mostrar todo o seu talento para manter o ibope do horário nobre. Detalhe importante: pela primeira vez, a Helena será negra e uma mulher mais jovem.

Aproveitando o momento, quero compartilhar um diálogo que me repassaram, justamente, sobre a atriz. O fato aconteceu dias atrás em Maceió, entre duas amigas, após a exibição da chamada que divulgava a novela “Viver a vida” – de repente eis a seguinte observação:


- Essa mulher já vai ser protagonista de novo?!

- Que mulher?

- Essa moreninha aí. [apontou para Thais Araújo]

- Ei, ela não é moreninha ... ela é negra.

- É! Mas, ela é tão linda.

- Sim! Ela é linda e negra.


Agora, vamos analisar o comentário: 1º Essa será a segunda vez que a atriz interpretará uma personagem principal; 2º Uma pessoa negra, não pode ser bonita?!; 3º Negros devem continuar interpretando personagens subalternos?. Bom, se fosse a Regina Duarte, pela milésima vez na condição de protagonista e pela quarta vez como “Helena”, provavelmente, as pessoas não falariam tantas barbaridades. É, e ainda dizem que não existe racismo no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário