sábado, 5 de setembro de 2009

Lideranças participam do XV Grito dos Excluídos(as) em Alagoas


Por: Helciane Angélica - jornalista

Na sexta-feira (04.09) aconteceu a 15ª edição do Grito dos Excluídos e Excluídas em Alagoas, que abordou o tema: "Vida em primeiro lugar - A força da transformação está na organização popular". O ato é organizado pelas Pastorais Socias vinculdas à Igreja Católica e conta com o apoio dos movimentos sociais, sobretudo dos sindicalistas e das organizações que defendem os direitos das famílias camponesas: a Comissão Pastoral da Terra (CPT) e o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST).

Os manifestantes percorreram as principais ruas do Centro de Maceió. A caminhada teve início na Praça Dom Pedro II, também conhecida como Praça da Catedral, seguiu até o Palácio do Governo e terminou na Praça Deodoro, em frente ao Tribunal de Justiça de Alagoas.

Nesta edição, participaram cerca de 4000 pessoas: representantes de várias categorias profissionais filiados à Central Única dos Trabalhadores (CUT-AL), movimento de mulheres e de negros, religiosos de várias congregações, catadores de material reciclado, estudantes e trabalhadores rurais munidos de bandeiras, faixas com as reivindicações e que entoaram palavras de ordem.

O ato promove uma reflexão crítica sobre a Independência do Brasil e a realidade de miserabilidade que a maior parte da sociedade é submetida cotidiamente. É na verdade a busca do diálogo com a sociedade sobre "O Brasil que nós temos!" e o "Brasil que nós queremos!".

Nenhum comentário:

Postar um comentário