quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Feira Camponesa percorre bairros de Maceió e outros municípios


O projeto é um dos mais importantes da CPT-AL, valoriza as famílias camponesas e estimula a comercialização dos produtos agrícolas produzidos nos assentamentos da reforma agrária


Por: Helciane Angélica - Jornalista/CPT


A Comissão Pastoral da Terra em Alagoas inova mais uma vez, agora com uma ação itinerante da Feira Camponesa nos bairros de Maceió. O primeiro bairro escolhido foi o Salvador Lyra, nos dias 19 e 20 de novembro, em frente à Igreja São Paulo Apóstolo das 6 às 20h. Com o lema “Plantar, Colher e Repartir”, seu objetivo é evidenciar a cultura camponesa e promover a integração entre as famílias camponesas e a população urbana.

No local estarão 15 feirantes, que irão comercializar alimentos de qualidade, livres de agrotóxicos, e o melhor, com preços acessíveis. Os moradores poderão adquirir feijão, macaxeira, banana, laranja, mel do sertão, rapadura, inhame, abacaxi e verduras. Também terão acesso à casa de farinha, e as delícias que serão produzidas de forma artesanal no local, como: beiju, tapioca, pé de moleque e a própria farinha, quentinha na hora.

O Governo de Alagoas por meio da Secretaria de Agricultura apóia o evento, que é uma das mais importantes feiras agrárias do Estado e se destaca pela organização, infra-estrutura e capacitação oferecida para os trabalhadores rurais. O Instituto de Terras de Alagoas (Iteral) também contribui para o desenvolvimento do projeto, e nesta edição especial entregará às 15h desta quinta-feira, quatro kits de irrigação composto por uma bomba e canos, para assentados que se destacam pela sua produtividade agrícola.

A ação faz parte da comemoração dos 25 anos da CPT em Alagoas e também servirá para divulgar a 22ª Romaria da Terra e das Águas, que acontecerá no dia 29 de novembro, a partir das 8h, no Salvador Lyra. Os romeiros e romeiras irão prestigiar a santa missa, apresentações artísticas às 15h30 seguem em caminhada até o assentamento “Vida para Cristo” no bairro do Benedito Bentes - o tema deste ano é: “Do Êxodo rural à periferia da capital”.


Japaratinga

Na sexta-feira (20.11) será oficialmente lançada a Feira Camponesa na cidade de Japaratinga, distante 110 km distante da capital, no litoral norte de Alagoas. As barracas ficarão na praça das Candeias, em frente à Igreja Matriz, das 16h às 20h.

A atividade recebe total apoio da Prefeitura, e contará com a participação dos trabalhadores rurais que moram no acampamento Tauá localizado no município; do assentamento Margarida Alves (Maragogi) e feirantes de outras localidades. Dentre os produtos a serem vendidos, destacam-se: macaxeira, coco, banana, goma de mandioca e farinha. Tem como objetivo constituir uma feira semanal, sempre na sexta-feira, que beneficie diretamente a produção agrícola dos pequenos agricultores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário