terça-feira, 17 de novembro de 2009

Data especial

Por: Helciane Angélica


O Dia Nacional da Consciência Negra é comemorado no dia 20 de novembro. Criado para homenagear Zumbi dos Palmares, herói nacional que morreu no ano de 1695 lutando por justiça e liberdade na Serra da Barriga – solo sagrado e palco da resistência negra.

A data também celebra as conquistas do povo afro-brasileiro nos mais diversos setores, enaltecendo a identidade étnica presente em várias manifestações culturais (na dança, culinária, música, formas de expressão, etc) durante o ano inteiro e que são invisibilizadas pela grande mídia. O que antes era apenas um dia com atividades
intensas em todo o país, com o passar do tempo foi ampliado para todo o mês de novembro com debates, oficinas, rodas de capoeira e apresentações em toda parte: nas escolas, praças, auditórios e templos religiosos.

Esse ano, a sede da celebração nacional será em Salvador (BA) com a presença de várias autoridades. Hoje à noite em Alagoas, mais uma vez terá a tradicional e mais importante comenda do Estado que leva o nome do líder negro, acontecerá no Palácio República dos Palmares, mas os homenageados ainda não foram divulgados. Amanhã, das 10 às 12h, terá na Faculdade Maurício de Nassau em Maceió, a palestra “As representações do Negro na Publicidade Contemporânea”, uma ação realizada em parceria com o Projeto Raízes de Áfricas da ONG Maria Mariá.

No dia 19, a Fundação Cultural Palmares por meio do Departamento de Proteção ao Patrimônio Afro-Brasileiro realizará o Encontro Étnico e Desenvolvimento Cultural Quilombola, às 15h, no auditório da Prefeitura de União dos Palmares. Dentre os temas debatidos estão: a importância turística-cultural da Serra da Barriga, a organização do movimento quilombola em Alagoas e o papel da Secretaria Estadual da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos; mapeamento das comunidades quilombolas no Estado; o Programa Brasil Alfabetizado; e avaliação sobre a presença negra na cultura alagoana.

Além desses eventos, a cidade palmarina aproveitará o feriado municipal para divulgar o casal vencedor do concurso beleza negra; tem ainda parada militar, desfile estudantil, cerimônia religiosa, corrida Zumbi, salva de tiros para referenciar o herói; além de shows de vários artistas locais e da banda de reggae Tribo de Jah na Praça Basiliano Sarmento.

Enfim, serão inúmeras as homenagens ao líder negro que encontra-se vivo nos ideais e atuações dos diversos segmentos afros que lutam por igualdade sócio-cultural e econômica, exigindo respeito às religiões de matrizes africanas, no combate a todo tipo de preconceito e na garantia dos seus direitos. Enfim, é uma data sempre especial, de festa e de reflexão! Axé!



Fonte: Coluna Axé - Tribuna Independente (17.11.09)

Nenhum comentário:

Postar um comentário