sábado, 7 de novembro de 2009

Trabalho


"O trabalho afasta de nós três grandes males: o téd
io, o vício e a necessidade"
(Voltaire)




Por: Helciane Angélica



O trabalho é uma das mais importantes ações desenvolvidas pelo ser humano. O que antes era utilizado apenas como método de exploração, ou seja, onde se forçava outra pessoa a exercer uma função (escravidão) para atender benefícios econômicos a uma minoria, a exemplo dos faraós, senhores de engenho e ainda os usineiros. Hoje, não é apenas uma obrigação e sim uma necessidade.

Existe um famoso ditado popular onde enaltece o trabalho afirmando que ele "dignifica o homem". Realmente, possibilita a sua inclusão na sociedade, tornando-se apto para realizar seus direitos e deveres.

No mundo moderno e altamente competitivo que estamos vivenciando, não ter uma ocupação é o mesmo que se atirar em um precipício. Muitas pessoas podem cair em depressão piscológica, se entregar ao alcoolismo ou drogas mais fortes, ou ainda, cometer delitos para sobreviver.

O ato de trabalhar não é meramente: "executar uma atividade e receber uma gratificação financeira por isso". Tem que ser na verdade uma realização, um prazer, algo que complete a vida e possa proporcionar outros benefícios nos mais diversos setores: pessoais, materiais, sócio-culturais e profissionais.

..................................................................

Apenas uma reflexão ... uma pequena dissertação apresentada na pós-graduação de Comunicação Empresarial, na disciplina "Ética, Legislação e Responsabilidade Social", no Cesmac. A frase no topo foi uma das que mais me chamou atenção e representa muito bem o que o TRABALHO significa para mim.

Após quatro anos de esforço e dedicação, me formei em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) no ano de 2007, estava com um diploma nas mãos, sonhos e em busca de oportunidades.

Foi 1 ano e meio atuando como freelance, literalmente "pegando" o que vinha pela frente, fazendo um pouco de tudo e por qualquer pagamento ... Enfim, prostituindo minha força de trabalho em troca de experiências e reconhecimento.

A luta ainda continua, as dificuldades permanecerão sempre evidentes, mas essa é a minha paixão e a única coisa que sei realmente fazer, um JORNALISMO comprometido com a sociedade e comigo mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário