terça-feira, 8 de junho de 2010

Censo 2010 e os educadores

Por: Helciane Angélica

Censo é a pesquisa demográfica realizada a cada dez anos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para avaliar o modo de vida e dificuldades enfrentadas pela população brasileira, desencadeando na elaboração de dados estatísticos que podem influenciar no desenvolvimento de políticas públicas. Até 2012, uma rodada de censos será executada em toda a América Latina, e uma rede formada por instituições de vários países está comprometida na divulgação e preocupada em relação ao recorte racial.

Desde o ano passado, a Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial em Alagoas (Cojira-AL), o Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô/APN-AL e a Pastoral da Negritude da Igreja Batista do Pinheiro estão investindo na realização de palestras e no ciclo de debates “Tambor Falante” sobre a importância do tema. No dia 30 de janeiro deste ano foi realizado um encontro com a comunidade da Vila Emater II para discutir o “Censo 2010 – Negritude e Periferia”, e surgiu a necessidade de ampliar a discussão junto aos diversos segmentos afros. As entidades apresentaram a proposta de realizar uma atividade específica com os educadores para transformá-los em agentes multiplicadores.

A Secretaria Estadual de Educação e Esportes por meio da Gerência Étnicorracial e de Gênero abraçou a ideia e nesta quarta-feira (09.06) das 8h às 17h, terá o seminário “Afrodescendentes e o Censo 2010: A educação contribuindo para a autoafirmação” no auditório da SEE, no Centro de Maceió. Estão previstos cerca de 300 participantes, dentre educadores, coordenadores e diretores escolares da rede pública estadual, assim como lideranças do movimento negro em Alagoas.

O evento conta com o apoio do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem), terá a mesa-redonda: "A importância da Lei 10.639/03 na formação da consciência étnica”, um painel que leva o nome do encontro e a apresentação afro-cultural do professor Edu Passos – “Oficinas de Dança Afro-Brasileira nas escolas”, único projeto alagoano agraciado no 1º Prêmio De Expressões Afro-Brasileiras.

Também será exibido o documentário “As Américas têm cor: afrodescendentes no século XXI”, que mostra a realidade da população negra do Brasil, Equador, Panamá e Uruguai, além de revelar a expectativa dos afrodescendentes em torno do levantamento de dados. Terá ainda os lançamentos do “Plano de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnicorraciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana” e da campanha “Censo 2010 – Assuma a sua negritude!”. Mais informações: (82) 8862-3942 / 9919-0080 / 9951-9584.

Esse é o momento importante para você fazer a autoidentificação quanto à origem étnica, raça, religião e opção sexual. Axé!


Fonte: Coluna Axé - jornal Tribuna Independente (08.06.10)

Nenhum comentário:

Postar um comentário