terça-feira, 1 de junho de 2010

Copa africana

Por: Helciane Angélica - Jornalista/CPT-AL


Faltam nove dias para a Copa do Mundo de Futebol! A principal competição do esporte considerado o mais popular do planeta chegou a sua 19º edição. Pela primeira vez será realizado no Continente Africano e tem como país anfitrião a África do Sul, e até agora, é o evento esportivo mais importante que já ocorreu. E isso, deve-se também pelo destaque que os times africanos vêm conquistando nas últimas edições do Mundial, surpreendendo principalmente seus adversários. Dentre os feitos, podem-se listar as participações inesquecíveis de Camarões em 1990, Nigéria em 1994, Senegal em 2002 e de Gana em 2006.

A festa futebolística deste ano acontecerá em nove cidades-sede: Johannesburgo, Rustemburgo, Polokwane, Nelspruit, Pretória, Bloemfontein, Durban, Port Elizabeth e Cidade do Cabo – ao todo são 10 estádios, sendo cinco novinhos, dentre eles o estádio Nelson Mandela Bay, que homenageia o grande líder sul-africano que lutou contra a Apartheid racial.

Para um evento tão expressivo, até a bola ganhou um nome especial, passa a se chamar Jabulani que signifca "trazendo alegria para todos” em IsiZulu. Ela possui 11 cores diferentes, cada uma representando os dialetos e etnias da África do Sul. O mascote da Copa é um leopardo de nome Zakumi, de cabelos verdes, que foi criado por Andries Odendaal.

E outra característica marcante é a alegria da torcida africana que canta, dança e faz muito barulho nas arquibancadas, com certeza, é uma atração à parte! Eles estarão motivando os seis países africanos que participarão da competição: África do Sul, Gana, Camarões, Costa do Marfim, Nigéria e Argélia. E para quem anda perdido no tempo, o primeiro jogo acontecerá nesta sexta-feira (11.06) às 11h, África do Sul x México; e a primeira partida brasileira será na terça-feira (15.06) às 15h30 contra a Coréia do Norte.

Bom, além de vibrar a favor do Brasil, vamos torcer para conferir ótimos lances, pela paz e contra o racismo no campo, e também para termos mais informações sobre o continente africano e as curiosidades sobre o país anfitrião. Esperamos também que o mundo possa ter novos olhares sobre o continente, afinal, não existem apenas savana e miséria na África. Além de desejarmos fervorosamente que os brasileiros sejam ainda mais brasileiros nas eleições de outubro. Axé!


Fonte: Coluna Axé - Jornal Tribuna Independente (01.06.10)

Nenhum comentário:

Postar um comentário