terça-feira, 29 de junho de 2010

Solidariedade afro

Por: Helciane Angélica


Todos juntos! Pessoas humildes ou ricas, de Alagoas ou de outros Estados, estão mobilizadas para ajudar às inúmeras famílias que foram atingidas com as enchentes nos últimos dias. As cenas são impressionantes, mas o que é divulgado ainda é pouco diante da desgraça que acometeu vários municípios.

Nós da Cojira-AL também estamos muito preocupados com as comunidades quilombolas, elas já enfrentam diariamente inúmeras dificuldades em busca da água de qualidade, moradia digna, alimentação e principalmente o registro das terras registradas onde moram e em defesa da preservação da sua cultura. O acesso que já era difícil ficou ainda pior! A sociedade acompanhou nesta semana a resistência de 50 quilombolas de Muquém em União dos Palmares, que só conseguiram sobreviver porque aguentaram firmes em cima de duas jaqueiras.

Para verificar in loco as consequências do desastre natural e dar maior agilidade na assistência aos desabrigados das comunidades quilombolas, vieram nesta semana representantes de órgãos federais como: Alexandro da Anunciação Reis, subsecretário de políticas para Comunidades Tradicionais da Secretaria de Políticas Públicas para Igualdade Racial (Seppir); e Maurício Reis, Diretor de Proteção ao Patrimônio Afro-brasileiro da Fundação Cultural Palmares vinculado ao Ministério da Cultura.

O movimento negro alagoano (religiosos de matrizes africanas, capoeiristas e ativistas) está realizando várias atividades para arrecadar donativos e amparar nossos irmãos. Também teve o apoio do Mestre Claudio, representante do Escritório da Fundação Cultural Palmares em Alagoas, que mesmo tendo sua casa atingida ajudou no envio do material arrecadado em Maceió para a comunidade Muquém. E até os amigos da Vila Emater localizada ao lado do antigo lixão de Maceió fizeram sua parte para ajudar as vítimas!

Mas, o que estamos fazendo ainda é pouco. Absolutamente tudo é importante: alimentos, água mineral, roupas, produtos de higiene pessoal, colchões, lençóis, etc. Continuei fazendo a sua parte para tentar amenizar os problemas e o sofrimento dessas famílias, entregue seus donativos no Corpo de Bombeiros, Quartel do Comando Geral da PM, Igreja São Gonçalo, CUT-AL, OAB, Sindjornal, Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Ufal, Cesmac, e na Casa de Iemanjá localizada na Rua Dona Alzira Aguiar, nº429, Ponta da Terra em Maceió. Solidariedade já!


Fonte: Coluna Axé - Tribuna Independente (29.06.10)

Nenhum comentário:

Postar um comentário