sexta-feira, 2 de julho de 2010

APNS de Goiás fortalecem suas ações no Encontro Estadual de Formação

Por: Helciane Angélica

Jornalista e Coordenadora Estadual dos APNS-AL

"APNs: Juventude, sinônimo de desafio e conquista!" é o tema central do Encontro Estadual dos Agentes de Pastoral Negros que acontece na cidade de Itumbiara, localizada no sul do estado de Goiás e distante 206km da capital. Cerca de 150 pessoas dentre ativistas, palestrantes e convidados estarão reunidos de 2 a 4 de julho, no Centro de Pastoral Dom Veloso, para fortalecer as ações e ampliar as discussões.

A solenidade de abertura acontecerá às 20h, com a posse da nova coordenação dos APNS no Estado de Goiás e o lançamento do livro “Caminho dos Agentes de Pastoral Negros do Brasil: Para Além da História”, escrito pelos ativistas Nuno Coelho de Alcântara Júnior e João Carlos Pires de Souza. Em seguida, terá a palestra “História dos APNs em Goiás”, que destacará a importância da formação na organização, fé, luta e resistência negra.

Confirmaram presença no evento, o Prefeito José Gomes; Sônia Cleide, Superintendente Estadual da Mulher e da Promoção da Igualdade Racial (SUPIR/SEMIRA); o Coordenador Nacional dos APNS, Nuno Coelho; Coordenador Nacional de Formação, Leandro Dias; Coordenador Estadual de Goiás, Teodorico; a coordenadora de Itumbiara-GO, Jesuslene; e o Conselho Estadual da Juventude.

Grupos de trabalho

No sábado, as atividades iniciam logo cedo com o mushaká – mística, momento de reflexão e integração – entre os participantes. A partir das 10h, acontecerá a mesa “Gênero, raça e desigualdades sociais” com as convidadas Profª Janira Sodré Miranda (IFG) e Ana Lúcia (APNs SP).

À tarde, é o momento de aprofundar os conhecimentos e elaborar propostas de ações. Os participantes serão divididos em grupos de trabalho, cada um com no máximo 15 pessoas, que irão discutir: juventude; comunidades quilombolas; mulher negra/mídia; matrizes africanas; saúde/segurança alimentar; educação/trabalho e renda; LGBTT. No domingo terá o encerramento das atividades com a realização da plenária final, debates e a elaboração de um documento com as principais metas e os resultados dos GTs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário