terça-feira, 13 de julho de 2010

Compromisso Afro

Por: Helciane Angélica


O Jornal Tribuna Independente completou três anos no último sábado (10.07). E nós da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial em Alagoas (Cojira-AL) temos orgulho de fazer parte da história deste veículo, que consegue dialogar com diversos segmentos da sociedade, tem compromisso ético e respeito pelos leitores.

Com a implantação da coluna axé há dois anos, conquistamos um público fiel e heterogêneo que também envia suas sugestões de pauta, desenvolve suas críticas e elogios. Só falta o patrocinador para trabalharmos mais e melhor!

A Tribuna ousou e atualmente é o único jornal alagoano que deu espaço para às questões étnicorraciais, acreditou em nosso potencial e também contribuiu para transformamos em uma referência nacional na mídia étnica.

Estamos contribuindo para a auto-estima da população afro-descendente, divulgando os eventos do movimento social negro e proporcionando o reconhecimento da História e Cultura Afro-brasileira, além de combater o racismo, intolerância religiosa e preconceitos correlatos. Também destacamos os avanços e referências negras na educação, saúde, esporte, política, cultura, etc.

Eis, um espaço de poder, de compromisso social que deveria ser ampliado em todo o País, afinal, os negros só são lembrados apenas em datas emblemáticas como o 20 de novembro (Dia da Consciência Negra), para exaltar os estereótipos como “o bom de bola e samba no pé”, ou ainda nas páginas policiais.

Bom, somos bem mais que isso, temos orgulho da nossa negritude e precisamos dar visibilidade às nossas ações! Axé!


Fonte: Coluna Axé - Tribuna Independente (13.07.10)

Um comentário: