terça-feira, 20 de julho de 2010

Igualdade racial e de gênero

Por: Helciane Angélica


Já informamos neste espaço, que no início deste mês foi instalada a Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres, denominada ONU Mulheres que funcionará efetivamente a partir de janeiro de 2010. Trata-se de um avanço importantíssimo que é resultado de dez anos de negociação e discussões entre os Estados-membros da Organização das Nações Unidas, e tem como principal objetivo ampliar a realização de ações voltadas para a promoção da igualdade, desenvolvimento e paz para todas as mulheres e meninas em todo o mundo – saiba mais em: www.unwomen.org.

O Brasil é uma referência na realização de políticas públicas quanto à igualdade racial e de gênero, uma prova disso é que recentemente o País recebeu um investimento de 3 milhões de dólares (cerca de R$ 5,3 milhões) do Fundo para a Igualdade de Gênero, administrado pelo UNIFEM (Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher).

Ao todo foram 1.239 propostas enviadas por 127 países, e entre os treze contemplados ficou o projeto "Mais Direitos e Mais Poder para as Mulheres Brasileiras” apresentado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) e pelo consórcio de organizações feministas e de mulheres, composto por sete entidades, que buscam a igualdade, proteção social e acesso das mulheres ao mercado de trabalho.

As iniciativas vão envolver mulheres em situação de vulnerabilidade, tais como trabalhadoras rurais e domésticas, mulheres indígenas, mulheres desalojadas, mulheres vivendo com HIV/AIDS e que trabalham em mercados livres. Tá aí, uma notícia maravilhosa!

Ah só para relembrar, que 25 de julho é o Dia da Mulher Afro Latino-Americana e Caribenha que foi adotado como marco internacional da luta e resistência da mulher negra, e logicamente, para as reflexões críticas. A Cojira-AL deseja força, alegria de viver e perseverança para todas as guerreiras negras do cotidiano em busca de seus objetivos. Axé!


Fonte: Coluna Axé - Tribuna Independente (20.07.10)

Nenhum comentário:

Postar um comentário