terça-feira, 19 de outubro de 2010

CNPIR – nova seleção

Por: Helciane Angélica


Na quarta-feira (13.10) foi o último dia para organizações sociais se inscreverem no edital público de seleção, que irá selecionar os novos integrantes do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR) para o biênio 2010 a 2012.

Para participar, as entidades interessadas tinham que comprovar ter pelo menos três anos de funcionamento e atuação em no mínimo cinco Estados e três regiões do País; o compartilhamento dos princípios da Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial, aprovados na I e II Conferências Nacionais de Promoção da Igualdade Racial; a atuação na defesa ou garantia dos direitos da população negra e demais segmentos étnicorraciais, com reconhecimento na área de promoção da igualdade racial. Além de ter desempenhado atividades voltadas para os seguintes segmentos: Movimento Negro; Quilombola; Cigano; Indígena; Judeu; Árabe; Palestino; Trabalho; Juventudes; Gênero; Religiosidade; Jurídico.

Trata-se de um órgão colegiado de caráter consultivo e integrante da estrutura básica da Secretaria Especial de Promoção de Políticas pela Igualdade Racial (Seppir), que é composto por 22 órgãos do Poder Público Federal, 19 entidades da sociedade civil selecionadas através de edital público, e por três notáveis indicados pela Seppir.

Sua principal missão é propor, em âmbito nacional, políticas públicas que visam o respeito e a igualdade, com ênfase na população negra e outros segmentos étnicos da população brasileira. Assim como, combater o racismo e propor alternativas para superar as desigualdades raciais sócio-político, cultural e econômico. Em breve, a Seppir divulgará os escolhidos e esperamos que mais avanços aconteçam. Axé!


Fonte: Coluna Axé - Tribuna Independente (19.10.10)

Nenhum comentário:

Postar um comentário