sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Museu Afro Brasil (SP)

Por: Helciane Angélica

Estive pela segunda vez em São Paulo, no mês passado, após um período de doze anos. E confesso, era uma cidade que eu tinha um certo preconceito. Para mim, não agradava nada ter que disputar cada centímetro da calçada com um mundaréu de gente, ouvir as buzinas dos carros presos nos engarrafamentos, o medo de ser vítima de algum tipo de violência física ou verbal, ver a quantidade absurda de moradores de rua, e sofrer com antecipação pela possibilidade de ter uma crise asmática devido a umidade do clima e a poluição, etc, etc. 

Mas, felizmente, conheci outro lado daquela metrópole que me deu mais ânimo para desfrutar e retornar outras vezes. Àquela cidade respira arte e é impressionante a grande quantidade de museus, teatros, cinemas e outros espaços que contribuem para o povo aprofundar conhecimentos. Por exemplo, foi muito bom ver esculturas e pinturas na Assembleia Legislativa e conferir o talento de artistas locais em pleno metrô.

E um local que não poderia deixar de conhecer era o Museu Afro Brasil localizado no Parque Ibirapuera. Trata-se de um espaço espetacular, onde a essência africana impregna-se em nosso corpo e mente. Pude visitar exposições temporárias, a que conta a história do negro no futebol brasileiro e os bordados do Haiti mostrando que a arte ainda está bem viva lá, além das mais de 5000 peças do acervo particular. 

São vários ambientes: biblioteca com títulos fantásticos; pinacoteca com produções de artistas negros; esculturas primitivas e modernas com matérias-primas surpreendentes; vídeos históricos também são exibidos; a diversidade de objetos profanos e sagrados; e o espaço doloroso e inquietante que conta a história do escravismo no Brasil. 

Infelizmente dentro do local não pode fotografar mesmo sem o uso do flash, então, turista que se preze tem que fazer aquela foto clássica em frente ao prédio. Eu vi vários turistas estrangeiros, e isso é muito bom, mas a população afro-descendente deveria aproveitar bem mais.

A entrada é gratuita, e funciona de terça a domingo, das 10h às 17h. Acesse também: www.museuafrobrasil.org.br.  Então, quem tiver a oportunidade de ir, vale a pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário