terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Ministra da Igualdade Racial

Por: Helciane Angélica - com informações da Ascom da Seppir

A socióloga Luiza Bairros de 57 anos, é a nova Ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) e está entre as nove mulheres que vão compor o primeiro escalão do governo Dilma Rousseff. Ela assumiu o cargo no dia 03 de janeiro no Salão Negro do Ministério da Justiça em Brasília. A solenidade foi acompanhada por autoridades políticas, religiosas, embaixadores e integrantes do movimento social negro (MNU, APNs, UNEGRO, Movimento Nacional de Mulheres Negras, etc), que lotaram as dependências do salão. 

A cerimônia foi iniciada com Eloi Ferreira de Araújo que convidou outros dois ex-ministros da SEPPIR, Matilde Ribeiro e Edson Santos, para comporem a mesa. Em seguida, destacou a importante iniciativa do ex-presidente Luiz Inácio da Silva de criar a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e os avanços da população negra nas áreas educacional e social, o ex-dirigente também ressaltou que a regulamentação do Estatuto da Igualdade Racial apresenta-se entre os desafios que se impõem à nova administração da Secretaria. 

Luiza Bairros em seu discurso agradeceu a toda militância negra brasileira pela sua luta contra o racismo desde os anos 70, “com uma trajetória transformadora capaz de fazer com a que a sociedade brasileira passasse a ver na sua diversidade, passasse a perceber a ideia de democracia racial como um elemento impetitível da nossa realização enquanto sujeitos políticos, detentores de uma história e de uma cultura que singularizam nossa participação na sociedade e que reclamam pela superação de desvantagens sociais produzidas e reproduzidas ao longo dos séculos. Uma trajetória que ensinou para a minha geração e as seguintes, que o racismo é uma questão nacional e indissociável, portanto, dos grandes temas que definem os rumos da sociedade brasileira que devem determinar as escolhas coletivas que fazemos para que o Brasil se realize como um país justo, democrático e igualitário. Para que o Brasil impulsionado pelas conquistas dos últimos oito anos adentre o hall das nações mais importantes do mundo, sem deixar ninguém para trás”. 

Que a nova ministra continue com essa determinação e contribua ainda mais para a implantação de políticas públicas paras  grupos historicamente discriminados: os afro-descendentes que moram em áreas de risco social, remanescentes de quilombo, indígenas, ciganos, etc. Axé! 

Fonte: Coluna Axé - Tribuna Independente (11.01.11) / Foto: Ascom-Seppir

Nenhum comentário:

Postar um comentário