sábado, 29 de janeiro de 2011

Restaurante Kúuku-Wáana: ABERTO AO PÚBLICO!

Por: Helciane Angélica

Finalmente, entrará em pleno funcionamento o restaurante Kúuku-Wáana do Parque Memorial Quilombo dos Palmares – projeto arquitetônico de inspiração africana, idealizado pelo Instituto Magna Mater que captou recursos no Ministério do Turismo e Petrobras – e que existe desde o dia 19 de novembro de 2007, na Serra da Barriga em União dos Palmares. Foi implantado com o intuito de reverenciar à diversidade da culinária afro-brasileira, que é uma das heranças africanas mais expressivas em nosso País. 

O espaço não estava em pleno funcionamento porque precisava de licitação e uma escolha rígida de qual instituição ou empresa responsável firmaria o compromisso junto a Fundação Cultural Palmares. A entidade escolhida para assumir a administração foi o Grupo União Espírita Santa Bárbara (Guesb), coordenado pela ialorixá e comendadora Neide Oyá D'Oxum, que desenvolve importantes projetos sócio-educativos, culturais, profissionalizantes e de visibilidade da religião afro na comunidade Village Campestre 2 em Maceió e com famílias em estado de vulnerabilidade social no município de União dos Palmares.

O local será transformado em um restaurante-escola destinado para afrodescendentes da região e quilombolas de Alagoas. A ação irá contribuir para a revitalização do restaurante Kúuku-Wáana; garantirá a geração de renda e a auto-estima de várias famílias; além de ampliar o desenvolvimento do turismo étnicorracial na região, oportunizando aos visitantes um espaço adequado para saborear as comidas e os pratos típicos. 

A solenidade do início dos trabalhos acontecerá neste sábado (29.01) a partir das 15h, no platô da Serra da Barriga, distante 92 km da capital alagoana. Na programação terá a formação da mesa de honra com autoridades, a apresentação cultural do grupo INAÊ, em seguida terá a degustação de pratos típicos afro-brasileiros para todos os presentes. Também terá a 1ª Concentração da Rota da Liberdade com integrantes dos Moto-Clubes de Alagoas, Sergipe e Pernambuco; além da comercialização de artesanato da comunidade Quilombola Muquém e do GUESB. 

Outras informações: 3281-3167 ou 3378-7317.


Fonte: Coluna Axé - Tribuna Independente (25.01.11)

Nenhum comentário:

Postar um comentário