terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Novos governos, bons rumos?

Por: Helciane Angélica


Utilizando uma expressão bem popular, podemos dizer que o ano de 2011 veio com tudo! A cada novo ciclo a gente sempre pede boas energias, saúde, paz e felicidades. E assim também clamamos a todos os deuses quando iniciam os novos mandatos, principalmente, quando muda-se na esfera estadual e federal.

Pela primeira vez temos uma mulher na Presidência do Brasil, o mundo remete-se a atenção para essa nova era e a expectativa é forte para que aconteçam transformações expressivas. De acordo com os dados adquiridos na 110ª Pesquisa CNT/Sensus – participaram 2 mil pessoas em 136 municípios de 24 estados – e divulgada no último dia 29 de dezembro: 27,7% dos entrevistados acreditam que Dilma Rousseff fará ótimo governo; 41,5% esperam uma boa administração; 17,6% aguardam um governo regular; 3,7% acreditam que será ruim e 2,7%, péssimo.

Em Alagoas, a maioria da população decidiu pela continuidade do governo e reelegeu Teotonio Vilela Filho (PSDB). Ele destacou em sua posse no dia 1º de janeiro, que o foco de seu segundo mandato será a melhoria da qualidade de vida dos alagoanos. Em seu Secretariado fez algumas mudanças, criará novas Pastas e já empossou o primeiro escalão do governo, porém, uma alteração chamou a atenção. A Secretaria da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos passa a ter outra denominação, agora é Secretaria de Estado da Mulher, da Juventude e de Pessoas Portadoras de Deficiência; sai a Promotora Marluce Caldas e entra Kátia Born, que já foi prefeita de Maceió. Impossível não perguntar: Onde ficará a questão étnicorracial nas políticas públicas desse Estado?!

A partir daí, outros questionamentos surgem. As demandas específicas para as comunidades quilombolas ficarão esquecidas? E o combate do racismo institucional e a intolerância religiosa, o Governo não se envolverá nessas questões? Aos poucos, a luta por igualdade e respeito racial é podada em Alagoas. Esperamos que o Governador Teotonio analise bem e não esqueça do eleitorado afro-descendente. Atenção movimento negro, cadê você?!


Presidenta

Momento histórico! Sem dúvidas, o dia 1º de janeiro de 2011 ficará na mente de muitas pessoas por um longo tempo (foto). O operário Lula que comandou o Brasil durante oito anos, passou a faixa presidencial para a primeira mulher que governará o país! “Cuidarei com muito carinho dos mais frágeis e mais necessitados, mas governarei para todos! (....) Acredito e trabalharei para que estejamos todos unidos pelas mudanças necessárias -- na educação, na saúde, na segurança e, sobretudo, na luta para acabar com a pobreza extrema”, declarou Dilma Roussef. Esperamos que realmente ocorra mais avanços no nosso país continental!




Fonte: Coluna Axé - Tribuna Independente (04.01.11) / Crédito da foto: Flávio Florido/UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário