terça-feira, 25 de janeiro de 2011

FCP - Nova administração

Por: Helciane Angélica


A Fundação Cultural Palmares é o órgão federal interligado ao Ministério da Cultura, que busca dar maior visibilidade à cultura afro-brasileira e também no investimento de políticas públicas direcionadas ao reconhecimento e titulação das comunidades remanescentes de quilombo pelo país afora. Agora, encontra-se com nova gestão! 

A Ministra Anna de Hollanda assumiu e começou a fazer as suas adaptações, e uma delas, foi convidar o ex-ministro da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Elói Ferreira de Araújo, para substituir o engenheiro e produtor cultural Zulu Araújo no comando da FCP. Elói foi chefe de gabinete de Edson Santos, durante os cinco mandatos exercidos pelo atual deputado como vereador na Câmara do Rio de Janeiro (RJ), também o substituiu na Seppir e ficou no cargo desde o dia 1º de abril de 2010. 

Formou-se em 1990 como Bacharel em Direito, e no ano de 2002, concluiu o Mestrado em Engenharia de Transportes pela Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ele encara essa nova fase de maneira bem otimista, e postou em sua página no twitter @eloiaraujo no dia 22 de janeiro, a seguinte declaração: “A cultura é ferramenta de valorização da identidade da população negra. Assim, ações pela promoção da igualdade racial devem ganhar a nação”. 

Só desejamos boa sorte e que as políticas neste setor sejam ampliadas e democratizadas; esperamos também que o Escritório Representativo em Alagoas não seja mais esquecido, que mereça uma infra-estrutura melhor e seus gestores possam exercer suas obrigações de maneira mais efetiva para que realmente torne a Serra da Barriga – Patrimônio Histórico, Paisagístico e Cultural – reconhecida pela sociedade brasileira como um símbolo de resistência negra e representação afro-cultural. Axé!


Fonte: Coluna Axé / Tribuna Independente (25.01.11)

Nenhum comentário:

Postar um comentário