quarta-feira, 13 de julho de 2011

Diário de bordo – Paraíba

Por: Helciane Angélica

Meu mano caçula Emanuel

Ando tão relapsa com esse blog ... gostaria de produzir mais! A rotina anda agitada e trabalhando como Assessora de Comunicação tem sempre inúmeros textos para fazer e outros veículos de comunicação para abastecer, então, termino deixando o “Baixinha Helci” de lado.
Bom, acho que não contei que passei novamente quatro dias no Estado da Paraíba. Estive em janeiro no meu recesso e, como prometido, fui curtir o São João nas cidades de Campina Grande e João Pessoa nos dias 23 a 26 do mês passado. E pretendo retornar, além de conhecer outras cidades.  :)
Desta vez, consegui realmente esquecer os problemas e obrigações, então, ficou mais fácil curtir o passeio com a minha ex-cunhada Erika e minha amiga de infância Marcélia ...  trio um tanto inusitado, elas tiveram um desentendimento anos atrás, mas tudo foi superado e pareceram amigas de longas datas. Aí, o povo se empolga e outras farras devem acontecer!
Pouco importava onde iríamos ficar, como íamos dormir ou o que comer ... só pensávamos em nos divertir e se acabarrrrrrr no forró, e lá, só não dança quem não quer. Confesso, não deu tempo de passear pela cidade de Campina Grande. Dançávamos a noite toda e depois era só dormir para aguentar o rojão da próxima noite.
Sempre gostei dos festejos juninos, bem mais, que carnaval e Natal. Nos tempos de escola era presença cativa nos ensaios das quadrilhas, carimbó, coco de roda; me apresentei em palhoção;  fui eleita rainha do milho da minha turma; já ganhei balaio junino; comia todos os pratos típicos; e apesar da fumaça, adorava ficar perto do calorzinho da fogueira e fazia minhas economias para comprar os fogos. É um período especial para mim, quando as tradições nordestinas estão em efervescência e momentos sempre de alegria. 

Compartilho aqui, algumas coisas dessa primeira viagem que fiz durante este período maravilhoso.

É o melhor!
A briga é boa entre as cidades de Caruaru (PE) e Campina Grande (PB) para ser o “Maior São João do Mundo”. Pouco importava para onde iríamos, se era para o interior de Alagoas ou para outro Estado, só queríamos viajar, ver gente nova, respirar outros ares, “ralar o bucho” e “arrastar o pé”, ou seja, dançar forró. Fomos para onde não conhecíamos e onde tivéssemos algum apoio.

Albergue
Ficamos na casa da ex-cunhada da mãe do meu irmão, entendeu?! Kkkkkk Bom, ficamos na casa da tia de consideração do meu “meio” irmão Emanuel que mora na Paraíba. A residência é pequena, numa vila, com dois quartos e um único banheiro para dez pessoas. Mas, foi igual a coração de mãe e coube todo mundo ... onde chamamos cariosamente de "Albergue da Dona Zezé". Ela foi uma ótima anfitriã, soube depois que até chorou, quando as últimas pessoas vieram embora.

Espaço do povo
O local onde acontecem os shows em Campina Grande é fantástico! Um espaço central onde tem as atrações principais, palco gigante e camarotes diversos; quiosques com todos os tipos de bebidas e comidas; muitos palhoções com o autêntico forró pé de serra; vila cenográfica e vários estandes que são montados no local. Tudo isso durante um mês inteirinho de festa, que sempre fica lotada com pessoas oriundas de todo o Brasil e também do exterior.

Elba Ramalho
O primeiro show que assistimos foi o da paraibana ilustre Elba Ramalho, que apareceu vestida de cangaceira levantando a galera com canções consagradas do forró e até de frevo. A coroa arrebenta!

Fotos
Queríamos registrar todos os ambientes, as atrações e cada momento da nossa aventura. Na primeira noite nos meteram tanto medo dos maloqueiros e arrastões, que não levamos carteira, bolsa, colares e a bendita câmera digital. Mas, não teve jeito, na outra noite fomos mais cedo e conseguimos fazer nossos registros fotográficos. Confira na minha página do Orkut.

Risadas
Também tiveram muitas resenhas nessa viagem. Do nada, no meio do povo e próximo uns 10m de um banheiro, a galega não aguentou se acocorou, de repente... xxxxxiiiiiiiiiii. Sim, urinou a roupa toda! Coitada, nem ela se conteve com as risadas. Depois dessa cena, outra surpresa, aparece um cara mago com uma roupa toda rasgada, pintado de verde e segurando dois cocos. Oxe, era o Hulck nordestino que desafiava as pessoas dizendo que podia quebrar o coco com o cotovelo, em troca de alguns trocados. Kkkkkkkkkkkkkkk Fala sério!!!

Vila da Imprensa
Ah, teve um local que fiquei encantada! Como uma boa comunicadora fui conferir a Vila da Imprensa, que simulava as ruas daquelas cidades do interior, com várias casinhas coloridas, onde cada uma delas tinha algum veículo de comunicação, Assessoria de imprensa do município e também funcionavam rádios locais que faziam a cobertura ao vivo do evento. Lembrei da tímida e não menos importante Rádio Caminho da Roça na Feira Camponesa da CPT-Alagoas. Muito massa!

Chuva
Passamos dois dias em Campina Grande e depois pegamos a estrada, retornamos para João Pessoa para curtirmos outros espaços e quem sabe aproveitar a praia.  Mas, o tempo não ajudou, aguentamos o frio da madrugada de Campina Grande e lá, encaramos a chuva. Terminamos andando de carro pra cima e pra baixo, em busca de um barzinho legal e paramos no “Bye Bye Brasil”, o ambiente era legal, mas devíamos ter perguntado quanto era o couvert. Ficamos pouco tempo, o cantor era péssimo e o valor do bendito couvert saiu mais alto que as coisas consumidas. Afffff!!!

Pôr do sol
Mais uma vez, não consegui ver e ouvir o coroa que sai em cima de uma canoa pelas águas do rio tocando um saxofone. Ouvimos só o finalzinho! Mesmo assim, foi bom, conhecemos a Praia de Jacaré que parece um pouco com o Pontal da Barra em Maceió... tem vários restaurantes e lojinhas com artesanato.

Turismo
No último dia na Paraíba, após muito frio eis que o sol aparece. A Erika teve que retornar para Alagoas e nós levamos Marcélia para conhecer João Pessoa, também chamada de Jampa, fomos no Planetário, Farol do Pontal do Seixas e Praia.

Gato morto
Antes de curtir a noite, tem sempre uma aventura. No carro do amigo do meu irmão, o Eduardo que foi muito fofo e paciente, nos levou de um canto a outro para nos mostrar locais legais. Passa aqui, passa ali e ao cruzar uma esquina... plaft! Um cheiro de carniça invade o carro, “matamos” o que ainda restava de um gato morto. Depois do atropelamento, não teve jeito, saímos todos do carro para respirar melhor e Edu até vomitou. Kkkkkkkkkkkkk

Alceu Valença
Ah, não poderia deixar de falar do show aberto ao público que assistimos no Centro de Jampa. O grande pernambucano Alceu Valença arrasouuuuu, o melhor show que assisti dele, foi bem irreverente e com uma música melhor que a outra. Acho que aguentava a madrugada toda e fechamos nossa viagem com chave de ouro.

Mais amig@s
Bem acolhidas, esse é um bom resumo para essa viagem ... realmente nos sentimos em casa! Adorei conhecer outros familiares do Emanuel e saímos da Paraíba com mais amigos: Ivanita, Denis, Rayana, Dulce, Zezé, Camila, Eduardo e Jonathan.

Boa ideia!
Valeu muito a pena ... fizemos nossas colaborações financeiras e saiu mais barato que ficar em pousada ou hotel, perdemos várias calorias de tanto dançar e nos divertimos muito. Se permita você também, fuja um pouco da rotina para aprender a viver e no próximo São João além de curtir as atrações na sua cidade, arrume um tempinho para ir lá na Paraíba. Recomendo! Cheiro

Trio parada dura: Marcélia, Erika e Helciane

Um comentário:

  1. É incrível o turismo na Paraíba! O calor humano do Nordestino, ninguém supera. Mas concordo com a Helci quando deixa a entender que não importa onde estejamos, o que faz ser bom é a companhia. Muito bom!
    ERIKA

    ResponderExcluir