sexta-feira, 20 de abril de 2012

Dia do índio e da índia


Foto: Ednilson Aguiar


No dia 19 de abril, é celebrado no Brasil o dia dos guerreiros e guerreiras indígenas. Porém, o ideal seria que o reconhecimento aos descendentes dos primeiros povos em nosso país fosse cotidianamente. 

Historicamente, nossos irmãos e irmãs são humilhados(as) desde o "Descobrimento do Brasil"; suas terras foram e ainda são usurpadas por fazendeiros, usineiros e políticos; são vítimas das inúmeras doenças que foram levadas pelos brancos; muitas mulheres foram violentadas; os homens utilizados como massa de manobra para destruir o Quilombo dos Palmares e outras organizações de luta, onde em troca teriam a "liberdade garantida" em seu pedaço de chão para viverem normalmente; as crianças indígenas ainda encontra-se marginalizadas pela ausência de escolas que contemple seus costumes; dentre outras problemáticas.

No filme Xingu que estar em cartaz nos cinemas brasileiros, apresenta um breve resumo do que foi o extermínio e a exploração das tribos indígenas, além de contar a história dos Irmãos Villas-Bôas que se alistaram na Expedição Roncador-Xingu, uma missão desbravadora pelo Brasil Central. Uma das primeiras frases ditas pelo narrador na produção cinematográfica é: "No Brasil, os governantes dizem que existem terras improdutivas ... na verdade, elas tem donos!", pois é, as terras sempre tiveram donos e eram dos indígenas. Mas, quem detém a terra, é o mesmo que ter poder ... logo, não poderia ficar com a tutela dos índios que eram vistos como preguiçosos, submissos e rudimentares.

O debate sobre a questão indígena tem que ser constante nas escolas, faculdades, associações, sindicatos e parlamentos. Afinal, os indígenas não existem apenas no dia 19 de abril. Eles têm que ter os seus direitos e a cultura respeitados todos os dias!


______________________________________________________________
Para quem ainda não assistiu ao filme Xingu, recomendo!!! Saiba mais no site: www.xinguofilme.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário