domingo, 6 de fevereiro de 2011

No trato com os outros

Dia nublado, mas a praia em São Miguel dos Milagres (AL) apresenta a paz e a beleza de sempre! (Foto de Helciane Angélica - janeiro de 2010).


"A origem do mal reside no egoísmo e no orgulho; os abusos de toda espécie cessarão quando os homens se regerem pela lei da caridade". Conserve a paciência com aqueles que não aplicam a solicitude no trato com você.

Recorde que a enfermidade pode estar a minar-lhes o organismo.

- Quando alguém censurá-lo, mesmo injustamente, silencie e desculpe. Deixe que a vida se encarregue de colocar os pretensiosos em seus devidos lugares.

- Se a intriga dificultar-lhe os bons propósitos, não lhe confira a honra de sua revolta. Quase sempre o intrigante é colhido nas malhas da rede que tece.

Procure entender a explicação deficiente que o amigo lhe dá. Ele não dispõe de melhores recursos de expressão. Quando convidado a opinar em assunto que desconhece, afirme sua ignorância sobre o caso. Melhor é apresentar-se com simplicidade do que informar erradamente.

Se o interlocutor, magoado com a força de sua argumento, deixa bruscamente o tema da palestra, cale e desculpe-se, é provável que ele não se encontre preparado para a lógica das argumentações seguras. Insista no auxílio, mesmo que este seja feito com o silêncio de sua intenção superior. O recalcitrante é infeliz pela própria organização nervosa que lhe aciona a vida.

Quando constrangido a arbitrar entre discutidores, a melhor posição é a humildade. Canta antagonista conta com a certeza da vitória para a opinião que defende. Passado o calor do debate, exponha com naturalidade seu pensamento.

Se a informação solicitada demorar em ser atendida, aguarde com calma e repita o pedido.

Talvez seu interpelado seja surdo.

Há comezinhos incidentes no trato com os homens que, evitados, realizam a paz em todos os corações. Cultive a confiança, na serenidade, e caminhará com segurança, no trato com os outros.


Importante lição de: Divaldo Pereira Franco


Nenhum comentário:

Postar um comentário