terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Prévia carnavalesca 2011

Por: Helciane Angélica - com informações do Boletim Entremeios Culturais


Confetes, serpentinas, máscaras, fantasias, frevo e alegria - chegou à época mais esperada do ano para muitos brasileiros! No caso dos maceioenses, precisamente falando, chegou à prévia carnavalesca. Nesta quinta-feira (24) às 20h, no espaço de eventos Vox Room, localizado no estacionamento de Jaraguá terá o Baile Municipal com o tema: “Seja noite ou seja dia, vista sua fantasia e caia na folia” e para garantir a animação com marchinhas carnavalescas tradicionais e músicas da época, terá as bandas Conexão Latina, Conexsamba e o Grupo Sururu e Cia. 

A 11ª edição do Jaraguá Folia, acontece no dia 25 de fevereiro no histórico bairro do Jaraguá com mais de 80 blocos de rua, que possuem os nomes mais exóticos e representam categorias diversas. O Jaraguá Folia também terá atrações em palcos. Na Praça Dois Leões, área de dispersão dos blocos, uma banda afro e uma orquestra de frevo mantém os foliões no ritmo de carnaval. No Largo dos Pombos (Mercado de Jaraguá) se concentram os grupos percussivos em outro palco. Na Praça Marcílio Dias (em frente à Capitania dos Portos) quem comanda o carnaval é o Grito Rock. 

E no fim de semana, a Praça Multieventos na Pajuçara será palco do Concurso de Bumba-meu-boi ou boi de carnaval que é uma atração à parte na capital alagoana, cerca de 30 grupos se apresentarão com temas diversos nas categorias mirim e adulto. Dentre os blocos afros alagoanos destacam-se o Afoxé Odô Iyá, Baque Alagoano e o Coletivo Afro Caeté. 

A Articulação pela Cultura Popular e Afro-Alagoana também promoverá na noite de sexta-feira, a partir das 20h, um cortejo afro pelas ruas de Jaraguá, que sairá do Espaço Coletivo AfroCaeté (Rua Barão de Jaraguá, nº 381) e seguirá pela Avenida da Paz em direção a Praça Dois Leões. A grande homenageada será Tia Marcelina, ícone da cultura negra em Alagoas, ialorixá que morreu no período do Quebra de Xangô lutando por respeito à diversidade cultural e religiosa. Participam da atividade o Maracatu Nação Acorte de Airá (Palácio de Airá), o Coletivo AfroCaeté, o Maracatu Raízes da Tradição (Abassá de Angola de Oyá Igbalé) o Boi Excalibur (Quilombo Jacintinho), Inaê (Grupo União Espírita Santa Bárbara), o Núcleo Cultural da Zona Sul/ Associação dos Folguedos Populares da Zona Sul e o Quintal Cultural. 

Já o Maracatu Baque Alagoano que foi escolhido como o melhor bloco carnavalesco, no Prêmio Espia 2009, destacará neste ano o folguedo "Nega da Costa" originário da cidade de Quebrangulo e que completa 101 anos de existência em Alagoas. Os grupos apresentam homens vestidos com trajes convencionais de baianas e pintam a pele de preto, pela historicidade oral, conta-se que surgiu por meio dos escravos que gostavam de dançar mesmo após o dia intenso de trabalho e maus-tratos; os senhores de engenho passavam a cobiçar as negras e terminavam levando para serem mucamas de suas esposas e também a explorá-las sexualmente. Os homens escravos não satisfeitos em perderem suas mulheres e filhas, passaram a escondê-las no mato todas as vezes que faziam suas danças nas senzalas, e alguns deles, passaram a inclusive dançar disfarçados no meio das demais . 

Viva a cultura popular! Tem opção para todos os gostos, independente, de classe social, cor, religião ou opção sexual. O importante é brincar em harmonia e sem violência! Axé!


Fonte: Coluna Axé - Tribuna Independente (22.02.11)

Nenhum comentário:

Postar um comentário