domingo, 7 de agosto de 2011

Meu bem-querer

Foto: Helciane Angélica


Ser ético é fácil, porém, difícil é aprender ser. Não se aprende na escola, a aprendizagem está no lar, lá no início do saber, com o pai e mãe professores, a partir do momento do estabelecer o sim ou não, do pode e deve, ou não e cresce com o crescer de cada ser.

São princípios, são limites, são regras não escritas, mas, estabelecidas no dia a dia, com ensinamentos ditos e exercitados, e experiências vivenciadas.

Os pais são mestres e modelos. São direitos com obrigações, é poder com responsabilidade. Não existem cartilhas, nem código de ética do ser humano, ela é o retrato vivo de cada indivíduo, do seu proceder e ser, dinâmico e ajustável a cada tempo, a cada comunidade, classe, grupo social ou sociedade, atendendo a necessidade do bem viver, do ser íntegro, honesto, do zelar pelo todo, do respeito por mim, pelo outro, do meu, do outro e o de todos, estabelecendo a melhor qualidade de relação no conviver ou do viver com.

No ser ético não existe favorecimento, jeitinho, tirar vantagem ou aproveitar o momento da minha posição. Fala-se muito e propaga-se a cidadania. Não posso estabelecer no outro sem ser, ser ético é ser cidadão! É vida, vivida que se passa de geração a geração.


Texto escrito por Jatanael Moreira e Silva - publicado no Caderno Digital do Jornal Gazeta de Alagoas  (18.05.11) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário