sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Registro Fotográfico: Curso Gênero, Raça e Etnia


Essa semana foi bem agitada, de muito trabalho, preocupações e a participação no curso "Gênero, Raça e Etnia" para jornalistas e acadêmic@s de Jornalismo.

O curso ocorreu nos dias 22 e 23 de agosto, no auditório da Faculdade de Educação e Comunicação do CESMAC, e foi uma realização da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e a ONU Mulheres (Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres).

No sábado (20.08), a Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-AL) - representada por Valdice Gomes, Emanuelle Vanderlei e Helciane Angélica - recepcionou a jornalista baiana Cleidiana Ramos no Aeroporto Zumbi dos Palmares. Também, aproveitamos para apresentar um pouco da beleza e cultura do Estado de Alagoas, levamos Cleidiana para almoçar no povoado de Massagueira e assistir às apresentações de vários grupos folclóricos na orla de Maceió.

Cleidiana Ramos é Mestre em Estudos Étnicos e Africanos pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH) na Universidade Federal da Bahia (UFBA); é editora do blog do Mundo Afro, especializado em temas relacionados à identidade negra, cultura afro-brasileira e religiosidade, hospedado no Portal A Tarde Online; também é editora do caderno especial sobre o Dia da Consciência Negra, publicado no jornal A TARDE, desde 2002.

A moça transborda conhecimento e o curso foi maravilhoso, pena, que dois dias só são suficientes para dar uma pincelada no conteúdo. Mas, espero sinceramente que tenha servido para motivar @s participantes a se interessarem mais sobre a temática e desenvolverem produtos midiáticos que sejam comprometidos com o respeito e a igualdade étnicorracial, de gênero e crenças.

Confira o site oficial do curso http://generoracaetniaparajornalistas.wordpress.com/ e algumas imagens desta semana, tiradas por Emanuelle Vanderlei e Elida Miranda.

Almoço de domingo na Massagueira

Pratos regionais

Papo dos bons

Assistindo apresentações culturais na orla de Maceió

Apresentação do Maracatu Baque Alagoano - festividades do mês do folclore

Ao lado da minha amiga-irmã Marcélia

Fiz a atualização do twitter do curso "Gênero, Raça e Etnia" em Maceió

Público bem diversificado: acadêmicos de jornalismo e profissionais que atuam em jornais impressos, TVs, sites e assessorias
Jornalista Cleidiana Ramos foi selecionada para ministrar o curso em oito capitais

Hora do lanche
Prestando atenção nas informações

Leitura crítica de produtos midiáticos sobre a abordagem étnicorracial e de gênero

Apresentação dos debates realizados nos grupos


Relato da liderança indígena Raquel Xucuru-Cariri de Palmeira dos Índios (AL)
Também participei da coletiva de imprensa com Raquel Xucuru Cariri

Entrega de certificados
Presidenta do Sindjornal presenteia Cleidiana Ramos
Eu também não podia deixar de entregar um exemplar do livro sobre a história dos APNs e da Coluna Axé


Nenhum comentário:

Postar um comentário