terça-feira, 16 de agosto de 2011

Festa do Meado de Agosto


Aconteceu ontem, 15.08, no Sítio Voltano localizado no Município de Taquarana uma grande festa organizada pela Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombos Passagem do Vigário e Poços do Lunga – QUILOMBO LUNGA, denominada Festa do Meado de Agosto edição 2011. Essa festa é a mais antiga e expressiva confraternização das comunidades rurais banhadas pelo Rio Lunga, localizado no agreste alagoano acentuando e unindo as fronteiras administrativas e geográficas dos municípios de Taquarana, Coité do Nóia, Igaci, Palmeira dos Índios e Belém.

Secularmente organizada para celebrar o período da colheita, também é um patrimônio de valor inestimável para seus moradores, que relembram suas heranças culturais e compartilham com os visitantes. A programação teve início com uma profissão seguida de apresentações artísticas: Maracatu Afro Caeté (Maceió); Matuto Cidadão – Cordel (Taquarana); Dança Afro Pérolas Negras (Pau D’arco/ Arapiraca); Baianada (Oiteiro/Penedo); Banda de Pífanos (Tabacaria/Palmeira dos Índios); e Capoeira PETI (Quilombo Lunga/Taquarana). A programação também contou com a oficina “Gênero, Raça e Sexualidade” ministrada pela Assistente Social Mabel Araújo.

A atividade promovida pelo Quilombo Lunga, contou com a Produção Cultural e Assessoria de Comunicação de Keka Rabelo; Designer Gráfico Marcos Eliziário, patrocínio da Thudo Comunicação Visual. E o apoio cultural da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas, Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, NEAB, Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social de Penedo, Deputado Estadual Judson Cabral, Alternativa Produções, Coletivo Afro Caeté e Sururu Fresco Arte, Cultura, e Política.

Fonte: Coluna Axé - nº 163 - Tribuna Independente (16.08.11)

Nenhum comentário:

Postar um comentário