quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Alagoas: Setor sucroalcooleiro busca maior investimento para a exportação

 
A reivindicação ocorreu durante o encontro entre a Presidenta Dilma Rousseff e ministros com empresários do Estado de Alagoas



Por: Helciane Pereira


No dia 05 de novembro, o Centro Cultural e de Exposição Ruth Cardoso localizado na cidade de Maceió(AL), foi o ponto de encontro entre a Presidenta Dilma Rousseff e 72 convidados que representaram os setores da indústria, agronegócio, infraestrutura e comércio. A reunião durou mais de três horas, com portas fechadas, e foi uma articulação da Presidência da República e da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA), com o apoio do Governo do Estado de Alagoas.

A reunião contou com a mediação da presidenta e o pronunciamento com a pauta de reivindicações de Carlos Lyra, presidente da FIEA; Álvaro Almeida, Presidente da Federação de Agricultura e Pecuária de Alagoas (FAEAL); e Alfredo Brêda, Presidente do Sindicato da Indústria da Construção do Estado de Alagoas (Sinduscon). A atividade foi acompanhada pelo governador Renan Filho, senador Benedito de Lira (PP) e os deputados federais Paulão (PT), Givaldo Carimbão (PROS), Marx Beltrão (PMDB) e Maurício Quintella Lessa (PR).

No hall do centro de convenções, também marcaram presença: autoridades políticas locais (secretários estaduais, parlamentares e prefeitos), além de representantes de movimentos sociais vinculados à Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) que apoiam a atual gestão federal.

DIÁLOGO REGIONAL

Com o objetivo de respeitar a diversidade socioeconômica do País e aproximar o governo, a presidenta Dilma tem intensificado o diálogo com o setor empresarial, de forma direta, ampla e em todas as regiões. A iniciativa contribui para o desmembramento e democratização quanto ao acesso às discussões, cujas pautas se restringiam ao Distrito Federal e centros econômicos de maior representação.

Para o Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Armando Monteiro, o encontro em Alagoas foi muito produtivo, atendendo as demandas específicas e regionais. “É um encontro que se destina as autoridades governamentais, para que a presidenta possa ouvir sugestões, críticas, avaliações para orientar a ação do governo, fazer eventualmente correções de rumo, e para que o Governo tenha uma maior sintonia com essas demandas regionais. Então, o encontro atendeu plenamente as expectativas, acredito que tanto da Presidente do Governo, quanto a comunidade empresarial de Alagoas que esteve muito bem representada”, exaltou.

A atividade também contou com a participação dos ministros: Kátia Abreu, Ministra de Agricultura, Pecuária e Abastecimento; e Gilberto Occhi, Ministro da Integração Nacional.

REIVINDICAÇÃO

De acordo com José Carlos Lyra, Presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA): "É sempre importante para o Estado receber o seu mandatário maior que é a Presidenta da República. E ela querer discutir com os empresários é necessário para ouvir as demandas e para que o nosso ambiente institucional melhore. O empresariado estar disposto a dar a sua contribuição, já vem dando e estar disposto a ampliar, para que a gente volte a fluir nos negócios e passe a confiar nesse país", enalteceu.

A principal reivindicação na reunião foi do setor sucroalcooleiro. “Nós temos um projeto que já passou pelo MDIC e está no Ministério da Fazenda esperando por uma assinatura que dê o aval sobre a quota de exportação de açúcar para o mercado europeu e norte americano. Essa é a maior demanda hoje, e também, tem a questão das obras de infraestrutura que estão atrasadas, o PAC está devagar quase parando. Tudo isso preocupa o empresariado, para que o país volte a crescer", lembrou Lyra.

O ministro Armando avaliou que o apoio ao seguro de exportação ao setor Sucroalcooleiro é uma prioridade e possibilitará o acesso ao financiamento junto à rede bancária. “Isso significa a possibilidade a curto prazo do ingresso de recursos expressivos, de grande magnitude, que vão permitir a ativação de toda cadeia da agroindústria do açúcar de Alagoas. Permite, inclusive, que os fornecedores de cana possam também contar de forma direta e indireta com esse financiamento”, avaliou.

Na coletiva, o Ministro também ressaltou que a Presidenta realizou uma análise do quadro fiscal brasileiro, as dificuldades, queda da arrecadação federal e defendeu a reinstituição da CPMF por um período provisório, buscando o reequilíbrio orçamentário no Brasil. Em relação às quotas de exportação de açúcar, a operação é complexa no ponto técnico, mas, a análise encontra-se adiantada e deve ser concluída em poucos dias.

O setor sucroalcooleiro do Nordeste é detentor de quotas de exportação, cujos preços são um pouco mais altos, em relação aos preços médios de cotação do produto. Para operar essas quotas é preciso que as empresas se financiem. O Governo entrará com o seguro do crédito, as instituições financeiras privadas financiam as empresas, que posteriormente podem financiar todo o ciclo da operação até a realização e liquidação das quotas. O prazo estimado de execução será de seis anos e a operação poderá alcançar um volume estimado de 500 milhões de dólares, sendo a maior parcela para o Estado de Alagoas que é o maior produtor da região.


AVANÇOS

O compromisso matinal da Presidenta Dilma Rousseff, foi a inauguração do terceiro trecho da obra do Canal do Sertão, que beneficiará os sertanejos dos municípios de Olho D'Água do Casado, Inhapi, Senador Rui Palmeira e Água Branca com mais de 30 km de água. Ao todo, faltam mais duas etapas para a conclusão do Canal, que terá 250 quilômetros de extensão em Alagoas.

Outro importante acontecimento, foi o anúncio da instalação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no Estado de Alagoas, o que proporcionará suporte técnico e tecnológico ao desenvolvimento das atividades agropecuárias.

4 comentários:

  1. Matéria de caráter informativa e utilitária.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada tia Socorro pelo incentivo nessa profissão tão ingrata. :)

      Excluir
  2. A matéria ficou ótima. A linguagem foi de fácil compreensão. Parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir