terça-feira, 17 de novembro de 2015

Festa e Reflexão

O Dia da Consciência Negra e de Zumbi dos Palmares é celebrado no dia 20 de novembro, em todas as regiões do Brasil, sendo em muitos municípios ponto facultativo. A data faz alusão ao grande líder negro e a importância da organização do Quilombo dos Palmares – símbolo de resistência e luta por justiça social. Porém, durante todo o mês de novembro, são realizadas várias atividades de formação, conscientização e valorização da cultura afro-brasileira; além de refletir sobre o papel do povo africano na formação sociocultural desse País.

Nesse ano, o Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos encabeçou a campanha “Novembro pela Igualdade Racial” e foi compartilhado nas suas redes sociais o vídeo ‪#‎LugarDoNegro‬, com colaboração de personalidades negras, onde destacam o papel dos negros e negras na sociedade. Visite o site https://www.brasil.gov.br/igualdaderacial para assistir ao vídeo e conhecer os programas sociais destinado ao desenvolvimento dessa parcela da população.

Em Alagoas, buscando ampliar a reflexão sobre o combate do racismo e a importância do mês da consciência negra, a Fundação Cultural Palmares (FCP), órgão vinculado ao Ministério da Cultura, realizarão várias ações. Amanhã (18), às 9h terá uma visita guiada à Serra da Barriga em União dos Palmares, que iniciará o Seminário “O Turismo Cultural Étnico sob a perspectiva da Economia da Cultura”, fruto de uma parceria entre a Fundação Cultural Palmares; o Governo do Estado de Alagoas, por meio da Secretaria Extraordinária do Desenvolvimento Econômico (Sedet), com o apoio do Ministério do Turismo. Na quinta-feira (19), terá o Encontro Preparatório para o Seminário Internacional da Capoeira 2016; reunião e Posse do Grupo de Trabalho Ministerial da Capoeira.

A FCP também realizará na quinta-feira, em parceria com o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (CONEPIR-AL), a Roda de Conversa “Diálogos Palmares: Juventude e Cultura Afro-brasileira na transformação da sociedade” – às 14hs, no Colégio Princesa Isabel localizado no CEPA, bairro do Farol em Maceió. O objetivo é debater sobre alternativas de trajetórias juvenis saudáveis e com perspectiva de vida positiva, por meio de políticas públicas, para o enfrentamento à violência que atinge a juventude negra.

Dando continuidade no sábado (21), terá o Seminário Afro Internacional: O universo das palavras pretas, culturas e ancestralidade; casamento Quilombola em Santana do Mundaú; festa na Comunidade Quilombola em Poço do Sal, Pão de Açúcar; nos dias 27, 28 e 29, o Projeto Viva Zumbi dos Palmares e Mumbaça Cultural. Enfim, tem programação para todos os públicos e gostos, é importante prestigiar e fortalecer a luta por igualdade! O respeito à nossa história e cultura tem que ser diário!

Show
No dia 20, centenas de pessoas subirão a Serra da Barriga para visitar o Parque Memorial Quilombo dos Palmares em União dos Palmares. Serão realizadas várias rodas de capoeira e as homenagens para o herói negro nacional. A partir das 16h, na praça central Basiliano Sarmento, iniciam as apresentações dos grupos culturais locais: Coletivo Afro Caeté, União de MCs, Banda Afro Afoxé, Inaê, Grupo Arafunfun, Igbonan Rocha, Mel Nascimento, Janaína Martins, Afro Nação Dandara, Afro Mandela, além de Afro Contos Afro Cantos. Às 20h, terá o grande show da carioca Mart’nália: cantora, compositora, percussionista brasileira e atriz. Ela iniciou sua carreira aos 16 anos sendo backing vocal de seu pai, o sambista Martinho da Vila, junto com seus irmãos. Atualmente, possui doze álbuns na sua discografia. Confira o site oficial: http://martnalia.com.br/ (Crédito da foto: Divulgação)


Fonte: Coluna Axé – 367ª edição – Jornal Tribuna Independente (17 a 23/11/15) / COJIRA-AL / Editora: Helciane Angélica / Contato: cojira.al@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário