terça-feira, 24 de novembro de 2015

Bienal e negritude

Até o dia 29 de Novembro, acontece a 7ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió. Trata-se de um dos mais expressivos eventos no Estado e nesse ano tem como tema central: “Palavras, sons, imagens: universo de sentidos”.

Uma ótima oportunidade para ampliar os conhecimentos e estimular o intercâmbio sociocultural nas palestras, debates, oficinas; dialogar com escritores e adquirir livros das mais diversas editoras nacionais. Também tem apresentações culturais, recital, exposição e contação de histórias.

Em relação à temática étnicorracial e direitos humanos, nesse fim de semana ocorreu o XI- ÌGBÀ-UBUNTU seminário afro internacional, com o tema “O universo das palavras pretas, culturas e ancestralidades”; e o Fórum Mestre Zumba: Pensamentos Afro-Ameríndios. 

Em relação aos livros lançados, destacamos: “Determinantes sociais da saúde: um olhar para a questão étnico-racial” – Prêmio Gilberto de Macedo – escrito por Daniel Antunes Freitas, Maria das Graças Monte Mello Taveira (Org); “Educação e Diversidades – Um diálogo necessário na Educação Básica”, organizado por Gilberto Geraldo Ferreira, Edson Hely Silva e José Ivanilson Silva Barbalho.

(24) às 15h, na Sala Rosália das Visões, terá a mesa redonda com o tema “A Educação Para As Relações Étnico-Raciais”. Na quinta(25) às 16h, na mesma sala, acontecerá uma oficina sobre o Teatro Experimental do Negro. Já no sábado(28), às 10h no Auditório Massayok B, a mesa redonda sobre “Gênero, Diversidade e Direitos Humanos no Enfrentamento da Cultura da Violência”.

A Bienal é uma realização da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio de sua editora, a Edufal, e conta com o apoio da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu), da Câmara Brasileira do Livro (CBL), da Prefeitura de Maceió, do Governo do Estado de Alagoas e demais parceiros de instituições públicas e privadas.

As atividades são gratuitas, realizadas de 10h às 22h, confira a programação completa no site: http://bienalalagoas.com/. Programe-se e prestigie!


Fonte: Coluna Axé  – 368ª edição – Jornal Tribuna Independente (24 a 30/11/15) / COJIRA-AL / Editora: Helciane Angélica / Contato: cojira.al@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário