sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Os segredos de uma marca forte


A publicitária Patrícia Lavenère, Presidente da Agência Artecetera Comunicação Integrada que existe há 29 anos em Maceió e da ABAP em Alagoas, aborda a importância da comunicação na fidelização do cliente.



Texto e fotos: Helciane Angélica



A marca é uma representação simbólica para identificar uma instituição ou produto, e o principal desafio é conquistar um espaço na mente das pessoas. Algumas pesquisas afirmam que o consumidor só consegue memorizar apenas duas por vez em cada segmento.

De acordo com a publicitária Patrícia Lavenère, Presidente da Artecetera e da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap) - capítulo Alagoas, a marca pode ser comparada a um ser humano. “A marca é quase igual a uma pessoa só existe se tiver um nome, ela cresce e se desenvolve. Com o decorrer do tempo vai conquistando atributos que nos agrada e contribui para a escolha em detrimento de outra marca”, destacou.

Com o intuito de renovar o mercado e atrair um número maior de consumidores, as campanhas de marketing e comunicação ficaram mais aprimoradas e a publicidade tornou-se a ferramenta mais importante. “Antes existiam poucas marcas no mercado e era fácil escolher o que queria. Hoje com a grande diversidade tem que criar diferenciais para apresentar a marca. É preciso garantir a velocidade da informação, utilizar várias ferramentas e escolher os canais mais adequados para impactar, ou seja, analisar de que forma irá atingir o público”, ressaltou.


Características

Patrícia Lavenère afirma que os fatores determinantes para a eficiência da marca são conquistados a longo prazo ao contrário de uma ação promocional. O processo de construção requer um trabalho árduo, com atenção redobrada, profissionais qualificados e ferramentas publicitárias eficientes que possam mostrar o diferencial do objeto na mídia.

Os atributos de uma marca são variáveis e dependem também das categorias que se encontram. Cada pessoa estabelece seus critérios de avaliação e escolhas, como por exemplo: credibilidade, qualidade e acessibilidade. Conquistar a fidelização do cliente é o mesmo que criar uma relação de cumplicidade, o produto pode ser caro ou barato, mas aquele que é tido como favorito é adquirido e defendido.


Referência

Em Alagoas, a publicitária destacou a construção da marca do supermercado Via Box, que foi atendida pela Agência Artecetera desde a escolha do nome. “Foram oito anos de dedicação. O trabalho foi tão forte, que mesmo não existindo mais as pessoas comentam até hoje”, disse. Quando o consumidor tem convicção dos atributos de qualidade oferecidos pela marca, ela ganha força e consequentemente a ampliação de vendas.


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Olha aí, mais uma matéria produzida durante o período que estou na condição de assessora de imprensa interina. Mylene Leite é a jornalista titular e está aproveitando o período sagrado de lazer e reposição de energias, as merecidas FÉRIAS.

Esse mês de experiência na Agência Artecetera está sendo muito produtivo, com amadurecimento profisssional, contato com profissionais diversos, ninchos de mercado que não estou acostumada, várias ferramentas de comunicação ... e o melhor, com aprendizado constante!

Conheça um pouco mais sobre a empresa: www.artecetera.com.br.

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