sábado, 20 de novembro de 2010

COJIRA-AL lança encarte afro no Dia Nacional da Consciência Negra

A ação faz parte da comemoração dos três anos do coletivo sindical no Estado de Alagoas, que também foi o primeiro a ser implantado na região Nordeste



Por: Helciane Angélica



A Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial em Alagoas (COJIRA-AL) integra o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Alagoas (Sindjornal) e no dia 24 de novembro completa três anos de implantação no Estado, foi o primeiro coletivo do Nordeste e o quinto do país. Para comemorar em grande estilo, produziu pela primeira vez, o encarte afro especial “Axé!” que foi publicado hoje (20.11) – Dia Nacional da Consciência Negra – no Jornal Tribuna Independente.

O produto midiático é inovador e busca homenagear todos os guerreiros e guerreiras do cotidiano, que lutam por respeito e tem orgulho das suas heranças africanas. Também, presta uma homenagem ao herói negro Zumbi, um grande líder que lutou por justiça, igualdade racial e liberdade no Quilombo dos Palmares, uma comunidade auto-sustentável durante o período colonial e escravagista, que teve sua sede político-administrativa e militar na Serra da Barriga localizada em Alagoas.

No suplemento, o leitor tem acesso a reportagens especiais, artigo, entrevista e uma edição extra da coluna axé (nº 125) que foram produzidas por jornalistas experientes e acadêmicos de jornalismo que são “cojiranos”. Durante essa semana comemorativa do aniversário da Cojira alagoana, o material também será publicado no blog da entidade: www.cojira-al.blogspot.com. Essa é mais uma ação voltada para um jornalismo que respeita a diversidade étnicorracial, crenças e opção sexual!

A COJIRA-AL, aos poucos, tem se tornado uma referência nacional devido à credibilidade adquirida junto ao movimento social negro e as produções midiáticas comprometidas com a identidade étnica e a auto-estima, atividades de sensibilização dos jornalistas sobre a temática negra, divulgação das ações político-culturais dos segmentos afros na Coluna Axé publicada todas às terças-feiras no jornal Tribuna Independente e nas redes sociais Orkut (Cojira-AL) e no Twitter (@cojiraal); envio dos informes afros para os veículos de comunicação, além da produção da retrospectiva afro-alagoana.


CAFÉ DA MANHÃ

No próximo sábado, 27 de novembro, a COJIRA-AL realiza no Sindicato dos Bancários de Alagoas localizado no Centro de Maceió, um café da manhã seguido de uma conferência sobre “Mídia e Racismo” que será ministrada pelo advogado Alberto Jorge Ferreira, Presidente da Comissão de Defesa das Minorias Étnicas e Sociais da OAB-AL.

O evento acontecerá das 8h às 12h, busca contribuir para a auto-estima da população negra e investir na sensibilização e formação da categoria informando sobre a Lei Anti-racismo e o número de casos acompanhados em Alagoas, além de orientar sobre as punições em relação a este crime, principalmente, quando é promovido por veículos de comunicação.

A inscrição é gratuita, mas as vagas são limitadas! Para participar, deve-se enviar o nome completo, contato (email e telefone) e ocupação (identificar se é jornalista profissional, estudante de jornalismo ou ativista) para o email cojira.al@gmail.com; ou entrar em contato pelos telefones (82) 8831.3231 e 9999-1301.

Um comentário: