terça-feira, 2 de novembro de 2010

Novembro Afro-cultural

Por: Helciane Angélica


O Mês Celebrativo da Consciência Negra começou! Nesse período, a quantidade e a variedade de eventos afros são intensos, e ganham mais repercussão nos veículos de comunicação em todo o país. É o momento dos segmentos afros mostrarem o trabalho de um ano inteiro, exaltar a história e cultura afro-brasileira, além de homenagear os guerreiros do Quilombo dos Palmares, principalmente, Zumbi dos Palmares que lutou até a morte por justiça e direito à liberdade.

A Fundação Cultural Palmares celebrará o Dia Nacional da Cultura no próximo dia 5 de novembro, em Brasília, com o seminário “Qual é a face negra da mídia?”, com debates e a exibição de três longa-metragens inéditos no circuito nacional que abordam aspectos da cultura afro-brasileira: Trampolim do Forte, Jardim das Folhas Sagradas e Bróder.

Em nosso Estado, terá a abertura do V Fórum Alagoano de Capoeira também na sexta-feira (5) às 19h, no auditório do Espaço Cultural da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) no Centro de Maceió, com a conferência sobre “A capoeira como prática esportiva – Olimpíadas no Brasil” ministrada pelo professor Higino José dos Anjos, Especialista em Fundamentos Sócio-culturais da Educação Física, Esporte e Lazer. No fim de semana, das 8h às 17h, terá no Colégio Theonilo Gama no bairro do Jacintinho, um curso de formação de árbitro oficial, além de palestras sobre condicionamento físico e o esporte, alimentação do atleta e alongamentos. A atividade é aberta ao público, confira a programação completa no blog da FALC: federacaoalagoanadecapoeira.blogspot.com.

A programação afro-cultural no município de União dos Palmares também começará no dia 05 de novembro, com a Solenidade de Abertura às 9h, no Auditório da Prefeitura; às 15h terá a II Caminhada “Respeitando as Diferenças” com concentração na Escola Municipal Salomé da Rocha Barros. Terá ainda a inauguração do Memorial Jorge de Lima às 17h na Casa do poeta Jorge de Lima, e a partir das 18h, tem apresentações culturais na Praça Basiliano Sarmento. E nos dias 06 e 07, terá a Mostra Quilombola de Cinema, das 14h às 17h e das 19h às 22h, no Auditório da Prefeitura.

Lembramos que a Coluna Axé e o blog da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial em Alagoas (COJIRA-AL) está a disposição do movimento social negro alagoano, professores e pesquisadores que queiram divulgar seus trabalhos. Axé!


Fonte: Coluna Axé - Tribuna Independente (02.11.10)

Nenhum comentário:

Postar um comentário