quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Profissionais da Globo e Record prestigiam Prêmio Braskem de jornalismo

Evento será dia 20, na casa de festas Armazém Uzina


Grandes nomes do jornalismo brasileiro estarão em Maceió no próximo dia 20 para participar do julgamento final e da solenidade de premiação do Prêmio Braskem de Jornalismo 2010. O evento, realizado pelo Sindicato dos Jornalistas em parceria com a Braskem, vai premiar os autores das melhores reportagens produzidas no Estado entre 2009 e 2010, além de trabalhos estudantis e de assessoria de imprensa.

Fazem parte da comissão julgadora os jornalistas Marco Nascimento (Rede Record), Carla Vilhena (Rede Globo), Eduardo Ribeiro (Mega Brasil), André Teixeira (O Globo) e Lucia Caetano (Companhia de Notícias). Eles julgarão, junto com professores das faculdades de jornalismo, mais de 200 trabalhos, distribuídos em dez categorias. A primeira fase do julgamento começou há dez dias e está selecionando os finalistas.

Esta é a 21ª edição do Prêmio. Criado em 1989, com o patrocínio da Salgema Indústrias Químicas – atual Braskem, ele é considerado o “Oscar” do jornalismo alagoano. Na edição deste ano participam 118 jornalistas, 17 estudantes e 15 veículos de comunicação, além de sete instituições públicas e privadas que possuem assessoria de comunicação. Ao todo foram inscritos 218 trabalhos, dez a mais que na edição do ano passado.


CONCORRÊNCIA

A Gazeta de Alagoas e O Jornal foram os veículos que mais inscreveram trabalhos (47 cada), seguidos pela Tribuna Independente (26), TV Gazeta (15), TV Pajuçara (9) e TV Educativa (5). Estão presentes ainda os portais de notícia da Internet, bem como publicações de periodicidade semanal. Os veículos cujos profissionais inscreveram mais trabalhos receberão troféus da organização do Prêmio.

 A categoria com mais reportagens inscritas foi webjornalismo, com um total de 32. Em seguida vieram Reportagem de TV e Fotografia (29 cada), Reportagem Impressa (28), Design Gráfico (26), Informação Econômica/Política (23), Informação Cultural Turística (12), Informação Esportiva (10) e Assessoria de Imprensa (7). A categoria especial Prêmio Freitas Neto, destinada aos estudantes, teve 22 trabalhos inscritos.

O vencedor de cada categoria receberá troféu e uma premiação em dinheiro. Serão distribuídos R$ 33.500,00 com os ganhadores, incluindo o vencedor da categoria principal, que é o Grande Prêmio Braskem de Jornalismo.


MEDALHA DENIS AGRA

O jornalista Valter Oliveira será o homenageado deste ano com a Medalha Denis Agra, destinada ao profissional cuja vida profissional, retidão de caráter e esforço pessoal tenham contribuído com a Imprensa Alagoana. Ex-presidente e ex-tesoureiro do Sindicato dos Jornalistas, Valter Oliveira, que também é procurador aposentado, atuou diversos anos no jornal Gazeta de Alagoas, contribuindo não só para o crescimento do jornalismo local, mas para a organização dos jornalistas no Estado.


LOCAL DA FESTA

A solenidade festiva do Prêmio Braskem de Jornalismo 2010 será na casa de eventos Armazém Uzina (bairro de Jaraguá), a partir das 20 horas do dia 20. O Acesso será mediante a apresentação de convite. Participarão cerca de 500 pessoas, entre jornalistas, estudantes, autoridades, empresários da comunicação e outros convidados.


Fonte: Sindjornal

Nenhum comentário:

Postar um comentário