terça-feira, 23 de novembro de 2010

Cojira/AL: 3 anos

Por: Helciane Angélica

A Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial de Alagoas (Cojira-AL) vinculada ao Sindicato de Jornalistas Profissionais de Alagoas (Sindjornal) completa amanhã (24.11) três anos de atuação no Estado. Para comemorar em grande estilo, realizará no sábado (27.11) um café da manhã no Espaço Cultural do Sindicato dos Bancários de Alagoas, em seguida, no auditório terá uma conferência sobre “Mídia e Racismo” ministrada pelo advogado Alberto Jorge Ferreira, conhecido por Betinho. 

O advogado e ativista preside a Comissão de Defesa das Minorias Étnico-Sociais da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas (OAB-AL), tem como missão: atuar no combate à discriminação racial, sexual e religiosa, apoiando políticas públicas de igualdade e defesa de direitos destas minorias, atendendo todo cidadão que tenha sido vítima de preconceito, colhendo seu depoimento e encaminhando às autoridades competentes. 

O evento acontecerá das 8h às 12h, busca contribuir para a auto-estima da população negra e investir na sensibilização e formação da categoria, informando sobre a Lei Anti-racismo e o número de casos acompanhados em Alagoas, além de orientar sobre as punições em relação a este crime, principalmente, quando é promovido por veículos de comunicação. 

A inscrição é gratuita, mas as vagas são limitadas! Para participar, deve-se enviar o nome completo, contato (email e telefone) e ocupação (se é jornalista profissional, estudante de jornalismo ou ativista) para o email: cojira.al@gmail.com.



Encarte Afro
No dia 20 de novembro, a Cojira-AL publicou em parceria com o jornal Tribuna Independente o encarte afro especial “Axé!”, com o intuito de homenagear os guerreiros e guerreiras do cotidiano que tem orgulho de suas heranças africanas e enfrenta de frente o racismo e preconceitos correlatos. 

Foram produzidos 6.200 exemplares, a maioria foi anexada ao jornal do dia que foram vendidos nas bancas de revistas e entregues aos assinantes, e os demais serão distribuídos no evento comemorativo da Comissão. O material que também pode ser arquivado como fonte de pesquisa devido às reportagens especiais comprometidas com um jornalismo que respeita a diversidade étnicorracial e contribui para a auto-estima dos afro-descendentes. A repercussão foi bem positiva e as parabenizações pelo projeto inovador vieram dos mais diversos segmentos e profissionais, se for possível, próximo ano tem mais. Axé!

Fonte: Coluna Axé - Tribuna Independente (23.11.10)

Um comentário:

  1. Importantíssimo momento para informação, reflexão e aproximação entre todos e todas que militam nas questões de justiça social. Desde já confirmo minha presença. Registro aqui também, meu prazer em ter discutido o problema da intolerância religiosa juntamente contigo, Helciane. Gostei demais de suas posturas e de suas pontuações. Reanima saber que alguns avanços têm se encarnado, de fato. Um grande abraço. jeysonrodrigues.blogspot.com.

    ResponderExcluir