quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Encontro Estadual de Catadores acontece hoje em Alagoas


A atividade reunirá integrantes de Cooperativas, catadores de Maceió, Delmiro Gouveia e Palmeira dos Índios, além de instituições parceiras



Por: Helciane Angélica – Jornalista


Nesta quinta-feira (25.11), em Maceió, terá a quarta edição do Encontro Estadual de Catadores do Estado de Alagoas. A articulação está sendo promovida pelo Centro de Estudos Sócio-Ambiental/PANGEA e o Movimento Nacional dos Catadores, e conta com o apoio do Centro de Educação Ambiental São Bartolomeu (CEASB), Cáritas Brasileiras Reg. NE II, e da Cooperativa dos Catadores da Vila Emater (COOPVILA).

As atividades terão início com a recepção das comitivas oriundas dos municípios de Delmiro Gouveia e Palmeira dos Índios, além de representantes das cooperativas e catadores de Maceió. A concentração será na Praça Sinimbu às 10h, cerca de 100 participantes seguirão em caminhada com faixas e palavras de ordem pelas ruas do Centro, bairro do Jaraguá, até chegar à Prefeitura Municipal de Maceió.

No Gabinete do Prefeito, pretende-se entregar o documento oficial dos catadores ao Prefeito Cícero Almeida, sobre a Lei Nº 12.305, de 02 de agosto de 2010 sobre os Resíduos Sólidos – que só tem a contribuir para a geração de renda dos catadores, melhorias quanto à limpeza do município e bem-estar da sociedade. Em seguida, os catadores e parceiros irão para a Associação Comercial de Maceió, onde serão repassados os informes gerais da coordenação e terá o almoço.

Por volta das 14h, inicia oficialmente o Encontro Estadual dos Catadores e Catadoras do Estado de Alagoas, que terá a formação da mesa de honra, a poesia “Do Êxodo Rural as Favelas da Capital - Realidade dos catadores do antigo lixão de Maceió”, pronunciamentos das autoridades e instituições presentes. Os participantes farão um intenso debate sobre a Lei Nacional dos Resíduos Sólidos, terá a eleição dos(as) representantes para o Encontro Nacional dos Catadores que acontecerá no próximo mês em Brasília/DF, onde serão recebidos pelo Presidente Lula. E no encerramento previsto para às 17h, serão deliberadas as demais estratégias de integração e articulação no ano de 2011 entre os catadores de Alagoas.



SERVIÇO

IV Encontro Estadual de Catadores(as) de Alagoas

Dia: 25 de novembro de 2010

Horário: 14h

Local: Associação Comercial de Maceió – Jaraguá – Maceió/AL

Mais informações: (82) 9937-7369 / 9937-7359 / 9600-9941 / 3355-5196

Nenhum comentário:

Postar um comentário