terça-feira, 30 de novembro de 2010

Por uma infância sem Racismo

Por: Helciane Angélica
Com informações do UNICEF e da comissão organizadora de Alagoas


O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) realizou ontem (29) em Brasília o lançamento da Campanha Nacional “Impacto do Racismo na Infância. – Valorizar as diferenças na infância é cultivar igualdades”. Com duração de 12 meses, a ação tem o objetivo de alertar a sociedade e a mídia sobre o impacto do racismo na infância em todo o País. Em Alagoas, o lançamento acontecerá no dia 03 de dezembro na Serra da Barriga, berço da liberdade e da resistência negra, localizada no município de União dos Palmares.

Cerca de 30 instituições – órgãos governamentais, ONGs, empresas e entidades do movimento negro e indígena alagoano – estão participando da articulação que visa promover uma ampla mobilização social que ajude a eliminar atitudes discriminatórias contra crianças e adolescentes indígenas, negras, ciganas, brancas, com deficiências e outras.

O Governo de Alagoas, o Escritório Estadual da Fundação Cultural Palmares/Ministério da Cultura, a Prefeitura Municipal de União dos Palmares, o Centro de Educação Ambiental São Bartolomeu (Ceasb), o Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô/APN-AL, Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial em Alagoas (Cojira-AL), a Prefeitura de Maceió/Secretaria Municipal dos Direitos Humanos, a Ordem dos Advogados do Brasil/AL e o Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida estão diretamente envolvidos na organização do evento.

A programação terá início às 9h, com o acolhimento de aproximadamente 200 crianças oriundas de comunidades quilombolas (Muquém, Filús e Jussarinha), da periferia de Maceió (Vila Emater II, Vila dos Pescadores do Jaraguá), indígenas Xucuru Cariri (Palmeira dos Índios) e ciganas – que seguirão em cortejo étnico da Jaqueira até o Parque Memorial Quilombo dos Palmares. Essa será a oportunidade de promover a integração étnico-cultural e discutir as dez maneiras de contribuir para uma infância sem racismo. Também terá contação de histórias e a apresentação especial do coral infantil Canarinhos de Sergipe, além dos grupos: Afro Dandara, Afoxé Odô Iyá, Capoeira Muzenza, Projeto Inâe e Malungos do Ilê.

O coordenador do UNICEF se pronunciará sobre o sentido da mobilização, apresentará as peças de comunicação e a rede de parceiros. Na coletiva de imprensa com a participação de Salvador Soler Lostao (Coordenador UNICEF no Escritório Zonal do Recife), Casimira Benge e Helena Silva (UNICEF Brasília) que discutirão os dados do estado relativos ao tema e esclarecerão as principais dúvidas sobre a campanha.

No encerramento do evento, todos os participantes se dirigirão ao centro do PMQP e darão um abraço simbólico na Serra da Barriga. Mais informações: (82) 8831.3231 / 9937-7359 / 9600-9941.


Fonte: Coluna Axé - Tribuna Independente (30.11.10)

Nenhum comentário:

Postar um comentário